ANÁLISE DAS DESCRIÇÕES DE IMAGENS GERADAS POR INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL APLICADAS EM REDES SOCIAIS

Autores

  • Lázaro de Souza SIlva Universidade do Estado da Bahia
  • Juniro Formiga Gonçalves de Almeida
  • Cláudia Paranhos de Jesus Portela

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2024.86501

Resumo

A Inteligência Artificial (IA) está cada vez mais presente no nosso cotidiano. Com o uso frequente das redes sociais por pessoas com deficiência visual, plataformas como o Facebook e o Instagram começaram a utilizar a IA para gerar descrições automáticas de imagens para esse público. Entretanto, será que a IA consegue fornecer descrições satisfatórias que transmitam todas as informações contidas nas imagens publicadas nas redes sociais? Este trabalho tem como objetivo analisar as descrições de imagens geradas pela IA e as descrições humanas nas redes sociais Facebook e Instagram, a partir da perspectiva dos usuários com cegueira. Para avaliar a eficácia desse recurso, foi realizado um teste de amostragem com sete partícipes legalmente cegos ou com baixa visão, utilizando entrevistas e testes nas duas redes sociais. Os resultados da pesquisa indicaram que as descrições geradas pela IA foram sucintas e não alcançaram todos os detalhes das imagens testadas se comparadas às descrições realizadas por humanos. Os dados obtidos mostraram que, embora as descrições sucintas fornecidas pela IA sejam mais úteis do que a ausência de qualquer descrição, a Inteligência Artificial desempenhou um papel significativo na conexão de mais usuários cegos nas redes sociais. No entanto, é necessário um aprimoramento contínuo para promover uma inclusão mais eficaz para todos os usuários.

Downloads

Publicado

10-02-2025

Como Citar

DE SOUZA SILVA, Lázaro; FORMIGA GONÇALVES DE ALMEIDA, Juniro; PARANHOS DE JESUS PORTELA, Cláudia. ANÁLISE DAS DESCRIÇÕES DE IMAGENS GERADAS POR INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL APLICADAS EM REDES SOCIAIS . Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 311–328, 2025. DOI: 10.12957/riae.2024.86501. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/86501. Acesso em: 22 maio. 2025.

Edição

Seção

DOSSIÊ: A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E EDUCAÇÃO: DEBATES CRÍTICOS E BOAS PRÁTICAS NA ESCOLA BÁSICA E NA EDUCAÇÃO SUPERIOR