ANÁLISE DAS DESCRIÇÕES DE IMAGENS GERADAS POR INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL APLICADAS EM REDES SOCIAIS
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2024.86501Resumen
A Inteligência Artificial (IA) está cada vez mais presente no nosso cotidiano. Com o uso frequente das redes sociais por pessoas com deficiência visual, plataformas como o Facebook e o Instagram começaram a utilizar a IA para gerar descrições automáticas de imagens para esse público. Entretanto, será que a IA consegue fornecer descrições satisfatórias que transmitam todas as informações contidas nas imagens publicadas nas redes sociais? Este trabalho tem como objetivo analisar as descrições de imagens geradas pela IA e as descrições humanas nas redes sociais Facebook e Instagram, a partir da perspectiva dos usuários com cegueira. Para avaliar a eficácia desse recurso, foi realizado um teste de amostragem com sete partícipes legalmente cegos ou com baixa visão, utilizando entrevistas e testes nas duas redes sociais. Os resultados da pesquisa indicaram que as descrições geradas pela IA foram sucintas e não alcançaram todos os detalhes das imagens testadas se comparadas às descrições realizadas por humanos. Os dados obtidos mostraram que, embora as descrições sucintas fornecidas pela IA sejam mais úteis do que a ausência de qualquer descrição, a Inteligência Artificial desempenhou um papel significativo na conexão de mais usuários cegos nas redes sociais. No entanto, é necessário um aprimoramento contínuo para promover uma inclusão mais eficaz para todos os usuários.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Lázaro de Souza SIlva, Juniro Formiga Gonçalves de Almeida, Cláudia Paranhos de Jesus Portela

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Los autores conservan los derechos de autor de su trabajo, pueden publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar la impacto y citación del trabajo publicado.
La aceptación del texto implica la autorización y exclusividad de la Revista Interinstitucional Artes de Educar en cuanto al derecho de primera publicación, las obras publicadas son licenciadas simultáneamente con una Licencia Creative Commons Atribución-No Comercial 4.0 Internacional