INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E EDUCAÇÃO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DAS TESES DE DOUTORADO DEFENDIDAS ENTRE 2019 E 2023
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2024.86275Resumen
O artigo analisa as teses de Doutorado defendidas e publicadas no Brasil entre 2019 e 2023 que exploram a relação entre inteligência artificial (IA) e educação, utilizando a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) como fonte de dados. A pesquisa, de caráter exploratório e apoiada por uma revisão sistemática, revela um panorama de crescimento e diversificação na área. Houve um aumento significativo na produção de teses a partir de 2022, evidenciando um crescente interesse acadêmico. As teses foram agrupadas em quatro categorias temáticas principais: IA na educação, Tecnologias digitais e redessociais na educação, Metodologias e propostas educacionais inovadoras, e Sistemas robóticos e adaptativos na educação. A diversidade temática destaca a interdisciplinaridade necessária para enfrentar os desafios contemporâneos da educação mediada por IA. Em conclusão, o estudo aponta para um futuro promissor na interseção entre IA e educação, com um reconhecimento crescente da importância dessa integração para aprimorar práticas pedagógicas e desenvolver novas metodologias e ferramentas educacionais.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 maria bassani, Ana Eugênia Gonzales Chena

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Los autores conservan los derechos de autor de su trabajo, pueden publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar la impacto y citación del trabajo publicado.
La aceptación del texto implica la autorización y exclusividad de la Revista Interinstitucional Artes de Educar en cuanto al derecho de primera publicación, las obras publicadas son licenciadas simultáneamente con una Licencia Creative Commons Atribución-No Comercial 4.0 Internacional