EDUCAÇÃO SUPERIOR E DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS NA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO
CONTRADIÇÕES ENTRE AUTORIA, PESQUISA E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2024.86271Resumo
O objetivo deste artigo é analisar a inteligência artificial na produção do conhecimento da Educação Superior como parâmetro de escrita à contrapelo da pesquisa autoral. A partir da revisão de literatura, buscamos compreender as dificuldades e as possibilidades de trabalho; a análise do capitalismo acadêmico à luz da intensificação da produção de artigos; a problematização da produção do conhecimento e da qualidade da educação. Com a intensificação do debate acadêmico acerca dos usos e das apropriações da inteligência artificial na produção do conhecimento, observa-se uma ampliação das reflexões sobre o tema, sobre a complexidade do uso ou mesmo abuso no âmbito da pesquisa acadêmica. Realiza-se, nesta pesquisa, uma abordagem teórica acerca do tema por meio de autores que se utilizam dos conceitos produção do conhecimento e capitalismo acadêmico. Nesse sentido, entendemos a necessidade de financiamento para pesquisas que tenham como objetivo a inteligência artificial, a produção do conhecimento e seus efeitos éticos nas ciências humanas
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Copyright (c) 2024 Adriana Almeida, Andréia Gomes da Cruz

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