EDUCAÇÃO SUPERIOR E DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS NA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO

CONTRADIÇÕES ENTRE AUTORIA, PESQUISA E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2024.86271

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar a inteligência artificial na produção do conhecimento da Educação Superior como parâmetro de escrita à contrapelo da pesquisa autoral. A partir da revisão de literatura, buscamos compreender as dificuldades e as possibilidades de trabalho; a análise do capitalismo acadêmico à luz da intensificação da produção de artigos; a problematização da produção do conhecimento e da qualidade da educação. Com a intensificação do debate acadêmico acerca dos usos e das apropriações da inteligência artificial na produção do conhecimento, observa-se uma ampliação das reflexões sobre o tema, sobre a complexidade do uso ou mesmo abuso no âmbito da pesquisa acadêmica. Realiza-se, nesta pesquisa, uma abordagem teórica acerca do tema por meio de autores que se utilizam dos conceitos produção do conhecimento e capitalismo acadêmico. Nesse sentido, entendemos a necessidade de financiamento para pesquisas que tenham como objetivo a inteligência artificial, a produção do conhecimento e seus efeitos éticos nas ciências humanas

Biografia do Autor

Adriana de Almeida, UERJ

Professora do Programa de Pós-graduação em Educação PPGEdu (Processos formativos e desigualdades sociais) da UERJ/FFP. Professora associada do Departamento de Educação da UERJ. Coordenadora da disciplina de Sociologia da Educação do Consórcio Cederj. Professora do Programa de Pós-graduação Educação Básica: Gestão Escolar. Procientista UERJ. Coordenadora do Grupo de estudos, pesquisa e extensão Políticas, experiências e contextos da Educação de Jovens e Adultos. Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa e extensão/CNPq: Vozes da Educação: Memória, História e Formação de Professores. Doutora em Educação pela UFF (2015), Mestre em Educação pela UFPR (2009) e Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pelo Instituto Superior do Litoral (2006).

Andréia Gomes da Cruz, Universidade Federal Rural do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense. Professora Adjunta do Departamento de Educação e Sociedade do Instituto Multidisciplinar da Universidade Rural do Rio de Janeiro. Integra o quadro docente do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares. É vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino Superior e Pesquisa em Educação. Pesquisadora associada ao Coletivo de Estudos em Marxismo e Educação.

Downloads

Publicado

10-02-2025

Como Citar

DE ALMEIDA, Adriana; GOMES DA CRUZ, Andréia. EDUCAÇÃO SUPERIOR E DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS NA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO: CONTRADIÇÕES ENTRE AUTORIA, PESQUISA E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 292–310, 2025. DOI: 10.12957/riae.2024.86271. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/86271. Acesso em: 1 maio. 2025.

Edição

Seção

DOSSIÊ: A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E EDUCAÇÃO: DEBATES CRÍTICOS E BOAS PRÁTICAS NA ESCOLA BÁSICA E NA EDUCAÇÃO SUPERIOR