A PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA SOBRE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL (IA) NA EDUCAÇÃO FÍSICA ENTRE 2020 e 2024
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2024.86253Resumo
O objetivo deste estudo quantitativo é realizar um levantamento bibliográfico para quantificar a utilização e/ou aplicação da Inteligência Artificial (IA) nas publicações científicas brasileiras na área da Educação Física, entre janeiro de 2020 e julho de 2024. O levantamento foi realizado em sete bancos de dados nacionais utilizando os termos “Educação Física” e “Inteligência Artificial”. Para a análise descritiva e categorização das publicações, aplicou-se a técnica de análise de conteúdo quantitativo (KRIPPENDORFF, 2014). Observou-se um número limitado de publicações sobre a temática, com os estudos abordando o uso da IA em áreas como futebol, treinamento físico online, avaliação e orientação de atividades físicas, fisiologia, análise do movimento humano e Educação Física Escolar. Apesar da presença do tema em pesquisas desde a década de 1990 (DELPIZZO, 1997), a produção científica sobre IA na Educação Física no Brasil tem sido escassa entre 2020 e 2024, especialmente no campo da licenciatura, com apenas uma publicação abordando a IA na Educação Física Escolar
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