A PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA SOBRE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL (IA) NA EDUCAÇÃO FÍSICA ENTRE 2020 e 2024
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2024.86253Abstract
O objetivo deste estudo quantitativo é realizar um levantamento bibliográfico para quantificar a utilização e/ou aplicação da Inteligência Artificial (IA) nas publicações científicas brasileiras na área da Educação Física, entre janeiro de 2020 e julho de 2024. O levantamento foi realizado em sete bancos de dados nacionais utilizando os termos “Educação Física” e “Inteligência Artificial”. Para a análise descritiva e categorização das publicações, aplicou-se a técnica de análise de conteúdo quantitativo (KRIPPENDORFF, 2014). Observou-se um número limitado de publicações sobre a temática, com os estudos abordando o uso da IA em áreas como futebol, treinamento físico online, avaliação e orientação de atividades físicas, fisiologia, análise do movimento humano e Educação Física Escolar. Apesar da presença do tema em pesquisas desde a década de 1990 (DELPIZZO, 1997), a produção científica sobre IA na Educação Física no Brasil tem sido escassa entre 2020 e 2024, especialmente no campo da licenciatura, com apenas uma publicação abordando a IA na Educação Física Escolar
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Igor Henrique da Costa

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Authors retain copyright to their work, are permitted to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this may generate productive changes, as well as increasing the impact and citation of published work.
The acceptance of the text implies the authorization and exclusivity of the Revista Interinstitucional Artes de Educar regarding the right of first publication, the published works are simultaneously licensed with a Creative Commons Attribution-Non Commercial 4.0 International License