A PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA SOBRE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL (IA) NA EDUCAÇÃO FÍSICA ENTRE 2020 e 2024

Authors

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2024.86253

Abstract

O objetivo deste estudo quantitativo é realizar um levantamento bibliográfico para quantificar a utilização e/ou aplicação da Inteligência Artificial (IA) nas publicações científicas brasileiras na área da Educação Física, entre janeiro de 2020 e julho de 2024. O levantamento foi realizado em sete bancos de dados nacionais utilizando os termos “Educação Física” e “Inteligência Artificial”. Para a análise descritiva e categorização das publicações, aplicou-se a técnica de análise de conteúdo quantitativo (KRIPPENDORFF, 2014). Observou-se um número limitado de publicações sobre a temática, com os estudos abordando o uso da IA em áreas como futebol, treinamento físico online, avaliação e orientação de atividades físicas, fisiologia, análise do movimento humano e Educação Física Escolar. Apesar da presença do tema em pesquisas desde a década de 1990 (DELPIZZO, 1997), a produção científica sobre IA na Educação Física no Brasil tem sido escassa entre 2020 e 2024, especialmente no campo da licenciatura, com apenas uma publicação abordando a IA na Educação Física Escolar

Published

2025-02-10

How to Cite

COSTA, Igor Henrique da. A PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA SOBRE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL (IA) NA EDUCAÇÃO FÍSICA ENTRE 2020 e 2024. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 230–244, 2025. DOI: 10.12957/riae.2024.86253. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/86253. Acesso em: 1 may. 2025.

Issue

Section

DOSSIÊ: A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E EDUCAÇÃO: DEBATES CRÍTICOS E BOAS PRÁTICAS NA ESCOLA BÁSICA E NA EDUCAÇÃO SUPERIOR