INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL GENERATIVA (IAG) E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES EM SALA DE AULA
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2024.86127Resumo
O presente artigo tem por objetivo refletir sobre os limites e as potencialidades da Inteligência Artificial Generativa (IAG) na prática pedagógica para a inserção nos processos educacionais contemporâneos. Para isso, foi adotada como suporte teórico-metodológico a Insubordinação Criativa que valoriza os sujeitos e suas narrativas como elementos centrais no desenvolvimento de práticas pedagógicas. Essa abordagem fortalece e demonstra grande utilidade, proporcionando maior rigor às reflexões realizadas na pesquisa. Sendo assim, a pesquisa conclui que propor atividades com o uso da IAG é uma tarefa complexa, pois apresenta ausências materiais e na formação de professores, além das problemáticas como a coleta e o uso de grandes quantidades de dados, dataficação, ética, falta de transparência, alucinações, falta de regulamentação e as perspectivas apocalípticas e integradoras, causando um espaço de caos e incertezas. No entanto, torna-se imprescindível explorar esse universo em expansão, dadas as suas possibilidades de potencializar o papel do professor/pesquisador como autor de seus próprios materiais educacionais, proporcionando, assim, autonomia no momento do planejamento, desenvolvimento e execução, além de reforçar a importância da interação com essas tecnologias, a fim de incentivar diferentes a(u)torias, capazes de desconstruir e reconstruir práticas educacionais com base em narrativas mais autênticas e inovadoras.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Uriel José Castellanos Aguirre

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores mantêm os direitos autorais dos seus trabalhos, têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A aceitação do texto implica na autorização e exclusividade da Revista Interinstitucional Artes de Educar acerca do direito de primeira publicação, os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional