INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL GENERATIVA (IAG) E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES EM SALA DE AULA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2024.86127

Resumo

O presente artigo tem por objetivo refletir sobre os limites e as potencialidades da Inteligência Artificial Generativa (IAG) na prática pedagógica para a inserção nos processos educacionais contemporâneos. Para isso, foi adotada como suporte teórico-metodológico a Insubordinação Criativa que valoriza os sujeitos e suas narrativas como elementos centrais no desenvolvimento de práticas pedagógicas. Essa abordagem fortalece e demonstra grande utilidade, proporcionando maior rigor às reflexões realizadas na pesquisa. Sendo assim, a pesquisa conclui que propor atividades com o uso da IAG é uma tarefa complexa, pois apresenta ausências materiais e na formação de professores, além das problemáticas como a coleta e o uso de grandes quantidades de dados, dataficação, ética, falta de transparência, alucinações, falta de regulamentação e as perspectivas apocalípticas e integradoras, causando um espaço de caos e incertezas. No entanto, torna-se imprescindível explorar esse universo em expansão, dadas as suas possibilidades de potencializar o papel do professor/pesquisador como autor de seus próprios materiais educacionais, proporcionando, assim, autonomia no momento do planejamento, desenvolvimento e execução, além de reforçar a importância da interação com essas tecnologias, a fim de incentivar diferentes a(u)torias, capazes de desconstruir e reconstruir práticas educacionais com base em narrativas mais autênticas e inovadoras.

Biografia do Autor

Uriel José Castellanos Aguirre, Universidade Federal da Bahia

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA-FACE) - 2020. Mestre em Educação pela Universidad Pedagógica Experimental Libertador (UPEL-IMPM/Venezuela) - 2014. Licenciatura em Matemática pela Facultad de Ciencias de la Educación de la Universidad de Carabobo (FACE-UC/Venezuela) - 2011, revalidado pela Universidade Federal da Bahía no 2020. Membro do Grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias (GEC/FACED/UFBA) e Programa a la Investigación e Innovación (PEII/Venezuela).

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Publicado

10-02-2025

Como Citar

CASTELLANOS AGUIRRE, Uriel José. INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL GENERATIVA (IAG) E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES EM SALA DE AULA. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 191–210, 2025. DOI: 10.12957/riae.2024.86127. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/86127. Acesso em: 1 maio. 2025.

Edição

Seção

DOSSIÊ: A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E EDUCAÇÃO: DEBATES CRÍTICOS E BOAS PRÁTICAS NA ESCOLA BÁSICA E NA EDUCAÇÃO SUPERIOR