ANÁLISE DOS ESTILOS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: USO DE ALGORITMOS INTELIGENTES
THE USE OF SMART ALGORITHMS
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2024.86109Resumo
A Inteligência Artificial (IA) é um tema em pauta nas pesquisas e estudos acadêmicos na área de Educação, embora ela já faça parte das nossas atividades cotidianas, tem atravessado, nos últimos anos, os processos educativos e ainda há muitas possibilidades de estudos que a utilizem na busca por soluções educacionais na modalidade de Educação a Distância (EAD). Este artigo busca analisar os resultados de um projeto institucional intitulado “A Teoria dos Estilos de Aprendizagem Aplicada ao Ensino a Distância”. A pesquisa foi desenvolvida no período de 2020 a 2023. Para a coleta dos dados foi utilizado um questionário CHAEA 32 e para análise dos dados foi adotado o método hipotético-dedutivo. A pesquisa foi desenvolvida em cinco fases: revisão literária sistemática; preenchimento do questionário CHAEA 32 (adaptado); análise dos dados (identificação dos Estilos de Aprendizagem predominantes dos alunos); implementação (reconhecimento dos comportamentos dos alunos); execução (correlacionar os Estilos de Aprendizagem identificados com os comportamentos conhecidos). Neste trabalho, como referencial teórico foi adotado o conceito de Estilos de Aprendizagem definido por Alonso, Gallego e Honey (2002), Cavellucci (2006) e Costa (2022). Para a definição de IA, foram utilizados os conceitos de Russell e Norvig (2013). Nos resultados, os dados apontam que, a partir do conjunto de 120 alunos divididos em cinco turmas de um curso de formação em EAD, que responderam voluntariamente o questionário CHEA32, observa-se que não há correlação entre esses estilos e as variáveis de comportamento utilizadas no estudo. Além do resultado da análise dos dados do Ambiente Virtual de Aprendizagem, uma contribuição importante deste trabalho foi poder comprovar que apenas a identificação dos comportamentos dos alunos no Ambiente Virtual de Aprendizagem é insuficiente para detectar o seu Estilo de Aprendizagem padrão, principalmente porque esses comportamentos sofrem influência de outros fatores externos como sociais, ambientais e fisiológicos.
Palavras-chave: Educação a Distância; Estilos de Aprendizagem; Algoritmos inteligentes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Elizane Silva do Nascimento, Míriam Síria Rodrigues de Souza, Roberto Douglas da Costa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores mantêm os direitos autorais dos seus trabalhos, têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A aceitação do texto implica na autorização e exclusividade da Revista Interinstitucional Artes de Educar acerca do direito de primeira publicação, os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional