ANÁLISE DOS ESTILOS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: USO DE ALGORITMOS INTELIGENTES

THE USE OF SMART ALGORITHMS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2024.86109

Resumo

A Inteligência Artificial (IA) é um tema em pauta nas pesquisas e estudos acadêmicos na área de Educação, embora ela já faça parte das nossas atividades cotidianas, tem atravessado, nos últimos anos, os processos educativos e ainda há muitas possibilidades de estudos que a utilizem na busca por soluções educacionais na modalidade de Educação a Distância (EAD). Este artigo busca analisar os resultados de um projeto institucional intitulado “A Teoria dos Estilos de Aprendizagem Aplicada ao Ensino a Distância”. A pesquisa foi desenvolvida no período de 2020 a 2023. Para a coleta dos dados foi utilizado um questionário CHAEA 32 e para análise dos dados foi adotado o método hipotético-dedutivo. A pesquisa foi desenvolvida em cinco fases: revisão literária sistemática; preenchimento do questionário CHAEA 32 (adaptado); análise dos dados (identificação dos Estilos de Aprendizagem predominantes dos alunos); implementação (reconhecimento dos comportamentos dos alunos); execução (correlacionar os Estilos de Aprendizagem identificados com os comportamentos conhecidos). Neste trabalho, como referencial teórico foi adotado o conceito de Estilos de Aprendizagem definido por Alonso, Gallego e Honey (2002), Cavellucci (2006) e Costa (2022). Para a definição de IA, foram utilizados os conceitos de Russell e Norvig (2013). Nos resultados, os dados apontam que, a partir do conjunto de 120 alunos divididos em cinco turmas de um curso de formação em EAD, que responderam voluntariamente o questionário CHEA32, observa-se que não há correlação entre esses estilos e as variáveis de comportamento utilizadas no estudo. Além do resultado da análise dos dados do Ambiente Virtual de Aprendizagem, uma contribuição importante deste trabalho foi poder comprovar que apenas a identificação dos comportamentos dos alunos no Ambiente Virtual de Aprendizagem é insuficiente para detectar o seu Estilo de Aprendizagem padrão, principalmente porque esses comportamentos sofrem influência de outros fatores externos como sociais, ambientais e fisiológicos.  

Palavras-chave: Educação a Distância; Estilos de Aprendizagem; Algoritmos inteligentes.

Biografia do Autor

Elizane Silva do Nascimento, IFRN

Mestranda em Educação Profissional - PPGEP/IFRN, Linha de Pesquisa 2 - Formação Docente e Práticas Pedagógica (2024), Especialização em Tecnologias Educacionais e Educação à Distância - IFRN (2024),  Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (2007-2011).

Míriam Síria Rodrigues de Souza, Instituto Federal do rio Grande do Norte

Mestranda PPGEP -IFRN (2024), Pós-graduada em Libras (2022) e Gestão da Comunicação Institucional (2009), atualmente atua na Tutoria  das disciplinas: Língua Portuguesa e Leitura e Produção de Texto, na Licenciatura em Matemática Ead - IFRN. Experiência, no ensino médio técnico subsequente, como Professora Formadora e Tutora e docente no ensino fundamental. Técnica em Secretaria Escolar (2021), Técnica em Registro e Informações em Saúde (2011) e com Magistério (1985). 

Roberto Douglas da Costa, Instituto Federal do rio Grande do Norte

Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Potiguar, Especialista em Novas Tecnologias na Educação pela Escola Superior Aberta do Brasil - ESAB, Mestre em sistemas computacionais pelo programa de pós-Graduação em Ciência da Computação da UERN/UFERSA e Doutor pelo programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Computação da UFRN.

Downloads

Publicado

10-02-2025

Como Citar

NASCIMENTO, Elizane Silva do; RODRIGUES DE SOUZA, Míriam Síria; COSTA, ROBERTO DOUGLAS DA. ANÁLISE DOS ESTILOS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: USO DE ALGORITMOS INTELIGENTES : THE USE OF SMART ALGORITHMS . Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 153–168, 2025. DOI: 10.12957/riae.2024.86109. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/86109. Acesso em: 1 maio. 2025.

Edição

Seção

DOSSIÊ: A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E EDUCAÇÃO: DEBATES CRÍTICOS E BOAS PRÁTICAS NA ESCOLA BÁSICA E NA EDUCAÇÃO SUPERIOR