“CULTURA DE RUA, POESIA SE MANIFESTA: SLAM DIVERSA”

GINCANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA NA ESCOLA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2024.86059

Resumo

Este estudo, no contexto de uma pesquisa-ação participante realizada com o sexto ano do ensino fundamental de uma escola pública de Porto Alegre/RS, com intencionalidade político-pedagógica decolonial e intercultural nas aulas de Educação Física, tem o objetivo de analisar e discutir as potências do ensino e da aprendizagem com e pela arte na escola através da manifestação artística e cultural periférica do Slam. Para tanto, discorre sobre os acontecimentos da manhã integrativa da Gincana da Consciência Negra na Escola Abya Yala que possibilitaram à comunidade escolar, especialmente aos(às) estudantes e aos(às) professores(as), tanto atravessarem a temática do racismo estrutural como experimentarem o corpo no centro do processo educativo por meio da manifestação artística e cultural do Slam. Compreendemos, a partir deste trabalho, que apesar de os processos de colonialidade na educação interferirem significativamente nos sujeitos de modo a silenciar os saberes-fazeres produzidos a partir da corporeidade, a experiência artística com o Slam na escola mostrou que é possível (e potente) ensinar e aprender com e a partir de corpos encantados pelo desejo de presença, envolvidos com a dimensão sensível, estética e afetiva do mundo vivido, e que estão envoltos na reflexividade, na circularidade e na reversibilidade de sentidos.

Biografia do Autor

Karoline Hachler Ricardo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) / Mestranda

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Thiago de Oliveira, Governo do Estado do Rio Grande do Sul / Professor de Educação Física

Professor de Educação Física na rede estadual de ensino (estado do Rio Grande do Sul).

Ranyane Costa Fernandes

Artista. Poeta marginal.

Elisandro Schultz Wittizorecki, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) / Professor Doutor

Doutor em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

10-02-2025

Como Citar

HACHLER RICARDO, Karoline; DE OLIVEIRA, Thiago; COSTA FERNANDES, Ranyane; SCHULTZ WITTIZORECKI, Elisandro. “CULTURA DE RUA, POESIA SE MANIFESTA: SLAM DIVERSA”: GINCANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA NA ESCOLA. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 535–551, 2025. DOI: 10.12957/riae.2024.86059. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/86059. Acesso em: 1 maio. 2025.