“CULTURA DE RUA, POESIA SE MANIFESTA: SLAM DIVERSA”
GINCANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA NA ESCOLA
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2024.86059Resumo
Este estudo, no contexto de uma pesquisa-ação participante realizada com o sexto ano do ensino fundamental de uma escola pública de Porto Alegre/RS, com intencionalidade político-pedagógica decolonial e intercultural nas aulas de Educação Física, tem o objetivo de analisar e discutir as potências do ensino e da aprendizagem com e pela arte na escola através da manifestação artística e cultural periférica do Slam. Para tanto, discorre sobre os acontecimentos da manhã integrativa da Gincana da Consciência Negra na Escola Abya Yala que possibilitaram à comunidade escolar, especialmente aos(às) estudantes e aos(às) professores(as), tanto atravessarem a temática do racismo estrutural como experimentarem o corpo no centro do processo educativo por meio da manifestação artística e cultural do Slam. Compreendemos, a partir deste trabalho, que apesar de os processos de colonialidade na educação interferirem significativamente nos sujeitos de modo a silenciar os saberes-fazeres produzidos a partir da corporeidade, a experiência artística com o Slam na escola mostrou que é possível (e potente) ensinar e aprender com e a partir de corpos encantados pelo desejo de presença, envolvidos com a dimensão sensível, estética e afetiva do mundo vivido, e que estão envoltos na reflexividade, na circularidade e na reversibilidade de sentidos.
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