DESAFIOS E PERSPECTIVAS DO TRABALHO DOCENTE EM TEMPO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2024.85911Resumen
O objetivo deste artigo é levantar questões sobre o futuro da profissão docente, em especial sobre as consequências da adoção da Inteligência Artificial (IA) nas políticas públicas de educação e nas escolas. A hipótese levantada é que as reconfigurações contemporâneas do capitalismo - principalmente as reformas neoliberais, a reestruturação produtiva e a inserção das tecnologias em larga escala no ambiente de trabalho - além de intensificarem o controle e a precarização do trabalho docente, estão “substituindo” uma parcela de professores gerando desemprego estrutural e aumentando ainda mais a exploração e expropriação da mão de obra docente. Dessa forma, as questões que orientam a nossa reflexão aqui são: como e em que medida as novas tecnologias afetam o trabalho do professor? Até que ponto as novas tecnologias em especial, as de Inteligência Artificial poderão replicar e ressignificar o trabalho docente? Como as políticas públicas de educação voltadas para Inteligência Artificial estão sendo articuladas na área educacional? O artigo trata-se de um ensaio, onde refletiremos sobre o uso da IA na educação e as possíveis consequências na profissão docente. Para esta reflexão, partimos da compreensão de que o processo de exploração do trabalho docente, ao introduzir um grande aparato tecnológico na educação, poderá se dar de forma ainda mais perversa com a possível “substituição”, pelo menos em alguns setores, da mão de obra docente pela Inteligência Artificial. Nesse sentido, é possível afirmarmos que se faz necessário ressignificar o trabalho docente.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Juliana Oliveira de Santana Novais, Dirce Zan

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Los autores conservan los derechos de autor de su trabajo, pueden publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar la impacto y citación del trabajo publicado.
La aceptación del texto implica la autorización y exclusividad de la Revista Interinstitucional Artes de Educar en cuanto al derecho de primera publicación, las obras publicadas son licenciadas simultáneamente con una Licencia Creative Commons Atribución-No Comercial 4.0 Internacional