DESAFIOS E PERSPECTIVAS DO TRABALHO DOCENTE EM TEMPO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2024.85911

Resumen

O objetivo deste artigo é levantar questões sobre o futuro da profissão docente, em especial sobre as consequências da adoção da Inteligência Artificial (IA) nas políticas públicas de educação e nas escolas. A hipótese levantada é que as reconfigurações contemporâneas do capitalismo - principalmente as reformas neoliberais, a reestruturação produtiva e a inserção das tecnologias em larga escala no ambiente de trabalho - além de intensificarem o controle e a precarização do trabalho docente, estão “substituindo” uma parcela de professores gerando desemprego estrutural e aumentando ainda mais a exploração e expropriação da mão de obra docente. Dessa forma, as questões que orientam a nossa reflexão aqui são: como e em que medida as novas tecnologias afetam o trabalho do professor? Até que ponto as novas tecnologias em especial, as de Inteligência Artificial poderão replicar e ressignificar o trabalho docente? Como as políticas públicas de educação voltadas para Inteligência Artificial estão sendo articuladas na área educacional? O artigo trata-se de um ensaio, onde refletiremos sobre o uso da IA na educação e as possíveis consequências na profissão docente. Para esta reflexão, partimos da compreensão de que o processo de exploração do trabalho docente, ao introduzir um grande aparato tecnológico na educação, poderá se dar de forma ainda mais perversa com a possível “substituição”, pelo menos em alguns setores, da mão de obra docente pela Inteligência Artificial. Nesse sentido, é possível afirmarmos que se faz necessário ressignificar o trabalho docente.

Publicado

2025-02-10

Cómo citar

NOVAIS, Juliana Oliveira de Santana; DJANIRA PACHECO E ZAN, Dirce. DESAFIOS E PERSPECTIVAS DO TRABALHO DOCENTE EM TEMPO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 395–410, 2025. DOI: 10.12957/riae.2024.85911. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/85911. Acesso em: 1 may. 2025.

Número

Sección

DOSSIÊ: A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E EDUCAÇÃO: DEBATES CRÍTICOS E BOAS PRÁTICAS NA ESCOLA BÁSICA E NA EDUCAÇÃO SUPERIOR