INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM MAPEAMENTO SISTEMÁTICO DA LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2024.85900Resumen
Os debates teórico-metodológicos que discutem a Inteligência Artificial na Educação Básica e suas (im) possibilidades e desafios para a melhoria da qualidade do ensino ofertado, tem ganhado cada vez mais destaque na comunidade científica-acadêmica. A Inteligência Artificial (IA) vem se apresentando como estratégia fundante para potencializar o processo de ensino-aprendizagem, sobretudo se considerarmos o princípio da personalização do ensino; em contrapartida, a formação dos professores não consegue acompanhar o acelerado desenvolvimento dessas perspectivas tecnologias, o que causa uma rejeição entre os docentes acerca da utilização da inteligência artificial como recurso de ensino. Por outro lado, os discentes, que fazem uso da IA e de suas ferramentas, precisam aprender a forma ética, transparente e responsável de utilizá-las. Nesse sentido, este estudo se constitui em um mapeamento sistemático considerando as produções científicas publicadas entre os anos 2019 a 2023, e foi realizado nas bases de dados Scielo, Google Scholar e Portal Capes. Os resultados revelaram que a compreensão do alcance da IA, enquanto recurso pedagógico que potencialize a aprendizagem, é um processo em ascensão. O levantamento mostrou que os trabalhos, em sua maioria de caráter bibliográfico, visaram apresentar e ensinar os seus principais conceitos, principalmente para alunos do ensino médio, assim como entender e propor recursos e estratégias de sua aplicação no campo educacional.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Leomar Campelo Costa, Poliana Andressa Costa Melonio, Valter dos Santos Mendonça Neto, Ilka Márcia Ribeiro de Souza Serra

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Los autores conservan los derechos de autor de su trabajo, pueden publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar la impacto y citación del trabajo publicado.
La aceptación del texto implica la autorización y exclusividad de la Revista Interinstitucional Artes de Educar en cuanto al derecho de primera publicación, las obras publicadas son licenciadas simultáneamente con una Licencia Creative Commons Atribución-No Comercial 4.0 Internacional