INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM MAPEAMENTO SISTEMÁTICO DA LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2024.85900Abstract
Os debates teórico-metodológicos que discutem a Inteligência Artificial na Educação Básica e suas (im) possibilidades e desafios para a melhoria da qualidade do ensino ofertado, tem ganhado cada vez mais destaque na comunidade científica-acadêmica. A Inteligência Artificial (IA) vem se apresentando como estratégia fundante para potencializar o processo de ensino-aprendizagem, sobretudo se considerarmos o princípio da personalização do ensino; em contrapartida, a formação dos professores não consegue acompanhar o acelerado desenvolvimento dessas perspectivas tecnologias, o que causa uma rejeição entre os docentes acerca da utilização da inteligência artificial como recurso de ensino. Por outro lado, os discentes, que fazem uso da IA e de suas ferramentas, precisam aprender a forma ética, transparente e responsável de utilizá-las. Nesse sentido, este estudo se constitui em um mapeamento sistemático considerando as produções científicas publicadas entre os anos 2019 a 2023, e foi realizado nas bases de dados Scielo, Google Scholar e Portal Capes. Os resultados revelaram que a compreensão do alcance da IA, enquanto recurso pedagógico que potencialize a aprendizagem, é um processo em ascensão. O levantamento mostrou que os trabalhos, em sua maioria de caráter bibliográfico, visaram apresentar e ensinar os seus principais conceitos, principalmente para alunos do ensino médio, assim como entender e propor recursos e estratégias de sua aplicação no campo educacional.
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Copyright (c) 2024 Leomar Campelo Costa, Poliana Andressa Costa Melonio, Valter dos Santos Mendonça Neto, Ilka Márcia Ribeiro de Souza Serra

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