ALÉM DA TUTORIA INTELIGENTE: EXPLORANDO O POTENCIAL DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA REVOLUCIONAR A EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR
EXPLORING THE POTENTIAL OF ARTIFICIAL INTELLIGENCE TO REVOLUTIONIZE K-12 AND HIGHER EDUCATION
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2024.85551Resumo
O artigo em questão aborda a inteligência artificial (IA) na educação, com exemplificações de suas práticas e respectivas análises críticas. Ainda que seu começo tenha sido modesto, nos anos de 1980, suas aplicações são úteis na atualidade tanto na escola básica quanto na educação superior, impactando a esfera educacional indubitavelmente e justificando a elaboração deste artigo. O objetivo geral deste trabalho é refletir acerca das práticas que envolvem a inteligência artificial, ao passo que os objetivos específicos são delinear o conceito de inteligência artificial tanto na escola básica quanto na educação superior. A aplicação da IA pode começar dos três anos de idade em diante, prosseguindo em turmas de alfabetização e chegando até o ensino médio, introduzindo e aprimorando habilidades que alcançarão maior complexidade no futuro e aprimorando o universo discente através de cursos ampliadores de conhecimentos, bem como promovendo acessibilidade aos estudantes da rede pública e até mesmo integração ao desenvolvimento de atividades direcionadas para o empreendedorismo, dentre outras capacitações. O caminho da IA continua na educação superior, onde os discentes já experimentam a independência cotidiana, e segue seu percurso, m atividades nas quais os sistemas de tutoria orientam o aprendizado. Embora a aplicação da IA na educação não garanta melhorias por si só se não houver o engajamento dos diversos atores que compõem o panorama educacional, além de bom senso e reflexão, se bem utilizada pode ser um recurso relevante, hodiernamente, personalizando o aprendizado discente. A aplicação da IA na educação não se esgota nos exemplos disponibilizados neste artigo, pois existem muitas outras possibilidades em seu bojo que ultrapassariam o limite de páginas deste trabalho.
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