ALÉM DA TUTORIA INTELIGENTE: EXPLORANDO O POTENCIAL DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA REVOLUCIONAR A EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR

EXPLORING THE POTENTIAL OF ARTIFICIAL INTELLIGENCE TO REVOLUTIONIZE K-12 AND HIGHER EDUCATION

Autores

  • Gutemberg Gomes Silva Instituto Federal do Triângulo Mineiro
  • Elisabete Amaral Santos Instituto Federal do Triângulo Mineiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2024.85551

Resumo

O artigo em questão aborda a inteligência artificial (IA) na educação, com exemplificações de suas práticas e respectivas análises críticas. Ainda que seu começo tenha sido modesto, nos anos de 1980, suas aplicações são úteis na atualidade tanto na escola básica quanto na educação superior, impactando a esfera educacional indubitavelmente e justificando a elaboração deste artigo. O objetivo geral deste trabalho é refletir acerca das práticas que envolvem a inteligência artificial, ao passo que os objetivos específicos são delinear o conceito de inteligência artificial tanto na escola básica quanto na educação superior. A aplicação da IA pode começar dos três anos de idade em diante, prosseguindo em turmas de alfabetização e chegando até o ensino médio, introduzindo e aprimorando habilidades que alcançarão maior complexidade no futuro e aprimorando o universo discente através de cursos ampliadores de conhecimentos, bem como promovendo acessibilidade aos estudantes da rede pública e até mesmo integração ao desenvolvimento de atividades direcionadas para o empreendedorismo, dentre outras capacitações. O caminho da IA continua na educação superior, onde os discentes já experimentam a independência cotidiana, e segue seu percurso, m atividades nas quais os sistemas de tutoria orientam o aprendizado. Embora a aplicação da IA na educação não garanta melhorias por si só se não houver o engajamento dos diversos atores que compõem o panorama educacional, além de bom senso e reflexão, se bem utilizada pode ser um recurso relevante, hodiernamente, personalizando o aprendizado discente. A aplicação da IA na educação não se esgota nos exemplos disponibilizados neste artigo, pois existem muitas outras possibilidades em seu bojo que ultrapassariam o limite de páginas deste trabalho.

Downloads

Publicado

10-02-2025

Como Citar

GOMES SILVA, Gutemberg; AMARAL SANTOS, Elisabete. ALÉM DA TUTORIA INTELIGENTE: EXPLORANDO O POTENCIAL DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA REVOLUCIONAR A EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR: EXPLORING THE POTENTIAL OF ARTIFICIAL INTELLIGENCE TO REVOLUTIONIZE K-12 AND HIGHER EDUCATION. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 279–291, 2025. DOI: 10.12957/riae.2024.85551. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/85551. Acesso em: 1 maio. 2025.

Edição

Seção

DOSSIÊ: A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E EDUCAÇÃO: DEBATES CRÍTICOS E BOAS PRÁTICAS NA ESCOLA BÁSICA E NA EDUCAÇÃO SUPERIOR