PRIMEIROS PASSOS NA DOCÊNCIA
RELATO DE UM PROFESSOR INICIANTE E OS DESAFIOS NO ENSINO MÉDIO INTEGRAL
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2024.84351Resumo
O presente relato visa descrever as primeiras experiências como docente na educação básica em uma escola pública de Minas Gerais, destacando os desafios enfrentados durante a iniciação de carreira durante o ano de 2023. Por meio da ancoragem na literatura e da narração científica do Relato de Experiência na ótica de Daltro e Faria (2019), esse trabalho propõe a discutir e refletir a formação docente, a dicotomia entre teoria e prática nas propostas curriculares no regime de ensino integral e a influência dos aspectos sociais e econômicos no ambiente escolar, fornecidos através da narrativa de memória e por um locus enunciativo de um professor em início de carreira. Tal vivência ainda visa analisar, refletir e tecer as experiências que contribuem para um debate a respeito da formação docente e a complexidade do currículo de ensino médio integral, o bem-estar docente e os aspectos sociais e econômicos dos alunos como um fator a ser considerado no dia a dia pedagógico.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Vitor Hugo Ribeiro Anacleto da Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores mantêm os direitos autorais dos seus trabalhos, têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A aceitação do texto implica na autorização e exclusividade da Revista Interinstitucional Artes de Educar acerca do direito de primeira publicação, os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional