PRIMEIROS PASSOS NA DOCÊNCIA

RELATO DE UM PROFESSOR INICIANTE E OS DESAFIOS NO ENSINO MÉDIO INTEGRAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2024.84351

Resumo

O presente relato visa descrever as primeiras experiências como docente na educação básica em uma escola pública de Minas Gerais, destacando os desafios enfrentados durante a iniciação de carreira durante o ano de 2023. Por meio da ancoragem na literatura e da narração científica do Relato de Experiência na ótica de Daltro e Faria (2019), esse trabalho propõe a discutir e refletir a formação docente, a dicotomia entre teoria e prática nas propostas curriculares no regime de ensino integral e a influência dos aspectos sociais e econômicos no ambiente escolar, fornecidos através da narrativa de memória e por um locus enunciativo de um professor em início de carreira. Tal vivência ainda visa analisar, refletir e tecer as experiências que contribuem para um debate a respeito da formação docente e a complexidade do currículo de ensino médio integral, o bem-estar docente e os aspectos sociais e econômicos dos alunos como um fator a ser considerado no dia a dia pedagógico.

Biografia do Autor

Vitor Hugo Ribeiro Anacleto da Silva, Centro Universitário de Caratinga - UNEC

Literatura Brasileira e Educação (currículo)

Downloads

Publicado

10-02-2025

Como Citar

RIBEIRO ANACLETO DA SILVA, Vitor Hugo. PRIMEIROS PASSOS NA DOCÊNCIA: RELATO DE UM PROFESSOR INICIANTE E OS DESAFIOS NO ENSINO MÉDIO INTEGRAL. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 458–470, 2025. DOI: 10.12957/riae.2024.84351. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/84351. Acesso em: 1 maio. 2025.