INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO ENSINO SUPERIOR: ENTRE OPORTUNIDADES E DESAFIOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2024.81848

Resumo

A utilização da inteligência artificial tem vindo a verificar-se um fenómeno emergente, por conta dos mais recentes desenvolvimentos tecnológicos. Por este motivo e considerando as potencialidades desta tecnologia, procuramos, neste artigo, explorar e compreender as oportunidades e os desafios que se encontram relacionados com a utilização da inteligência artificial na educação superior, a partir de uma pesquisa de revisão bibliográfica, assente numa metodologia qualitativa. Os resultados apontam para diversas oportunidades e vários desafios relacionados com a utilização da inteligência artificial na educação superior. Aqui destacamos uma educação mais adequada e acessível, o enriquecimento do processo de ensino-aprendizagem, a necessidade de se alocar esforços em garantir a implementação responsável, sustentável e justa da inteligência artificial e a necessidade de formação e de capacitação para as possibilidades de utilização da inteligência artificial na educação. Neste trabalho também são apresentadas considerações teóricas e reflexões com o intuito de contribuir para a discussão em torno da utilização da inteligência artificial na educação.

Biografia do Autor

Luís Miguel Silva Vieira, Universidade da Madeira - UMa

vieira.luis.m.s@gmail.com, Luís Miguel Silva Vieira, Doutorando em Currículo e Inovação Pedagógica, Universidade da Madeira (UMa), Funchal, Portugal, https://orcid.org/0000-0001-8553-8974

Liliana Maria Gonçalves Rodrigues de Góis, Universidade da Madeira - UMa

lilianagr@staff.uma.pt, Liliana Maria Gonçalves Rodrigues de Góis, Professora Associada com Agregação, Universidade da Madeira (UMa), Funchal, Portugal, https://orcid.org/0000-0002-8388-3042

Downloads

Publicado

10-02-2025

Como Citar

VIEIRA, Luís; RODRIGUES , Liliana. INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO ENSINO SUPERIOR: ENTRE OPORTUNIDADES E DESAFIOS. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 262–278, 2025. DOI: 10.12957/riae.2024.81848. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/81848. Acesso em: 7 jul. 2025.

Edição

Seção

DOSSIÊ: A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E EDUCAÇÃO: DEBATES CRÍTICOS E BOAS PRÁTICAS NA ESCOLA BÁSICA E NA EDUCAÇÃO SUPERIOR