ARTES ENTRELAÇADAS À EDUCOMUNICAÇÃO:

UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2024.81283

Resumo

O estudo propõe a integração entre o ensino de arte na educação infantil e a Educomunicação como prática pedagógica inovadora. Embasado na Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2017) e autores como Malaguzzi, Soares, Santaella, Ferraz e Fusari, busca-se enriquecer o processo educativo. A proposta pedagógica desenvolvida, fundamentada nas quatro linguagens da arte, incorpora as potencialidades das novas tecnologias e da comunicação, promovendo a interação entre professores. Destaca-se a importância de adaptar as práticas à realidade das crianças. A metodologia envolveu análise bibliográfica para criar uma sequência didática com práticas educomunicativas. Como resultado, o material será disponibilizado para ser aplicado por professoras da educação infantil, visando uma educação comprometida com experiências inovadoras e desenvolvimento de habilidades.

Biografia do Autor

Vivian Aparecida dos Reis, Universidade Franciscana, Santa Maria, RS, Brasil

Aluna do Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens da Universidade Franciscana  UFN. Possui graduação em Música (751) Bacharelado Violino pela Universidade Federal de Santa Maria (2019) e graduação em Música LP pela Universidade de Passo Fundo (2012).

Fernanda Figueira Marquezan, Universidade Franciscana, Santa Maria, RS, Brasil

Doutora. Professora do Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens da Universidade Franciscana (UFN) Santa Maria, RS, Brasil.

Taís Steffenello Ghisleni, Universidade Franciscana - UFN

Doutora em Comunicação Midiática Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), mestre em Engenharia de Produção (UFSM), especialista em Comunicação, Movimento e Mídia (UFSM) e bacharel em Comunicação Social, Publicidade e Propaganda (UNIJUI). Pesquisadora Líder no Grupo de Pesquisa CNPq: Mídia e Processos Socioculturais. Atualmente é professora na Universidade Franciscana (Santa Maria, RS), nos cursos de Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens e Publicidade e Propaganda.

Downloads

Publicado

10-02-2025

Como Citar

REIS, Vivian Aparecida dos; MARQUEZAN, Fernanda Figueira; GHISLENI, Taís Steffenello. ARTES ENTRELAÇADAS À EDUCOMUNICAÇÃO: : UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 503–522, 2025. DOI: 10.12957/riae.2024.81283. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/81283. Acesso em: 1 maio. 2025.