CRIANÇAS PROTAGONISTAS E POTENTES: POR UM CURRÍCULO ABERTO AO POSSÍVEL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2024.74967

Palavras-chave:

Crianças. Currículo aberto. Oportunidade.

Resumo

Não é exigido resumo para a seção Resenha.

Biografia do Autor

CLEONICE MARIA TOMAZZETTI, Universidade Federal de São Carlos

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria (1990), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (1998) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). Foi professora da Universidade Federal de Santa Maria de 1994 a 2017. Atualmente é professora da Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em
Educação Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, práticas educativas, educação e infância, educação infantil e formação de professores.

Débora Cristina de Sampaio Peixe, Universidade Federal de Santa Catarina. Professora da carreira EBTT.

Débora Cristina de Sampaio Peixe, Pedagoga, Doutora em Educação. Docente e Pesquisadora do Núcleo de Desenvolvimento Infantil - NDI do Centro de Educação da
Universidade Federal de Santa Catarina (CED/UFSC) e Pós-doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar (PPGE). Possui graduação em Pedagogia pela Fundação Universidade do Rio Grande - FURG (1994), Mestrado (1999) e Doutorado em Educação (2018) pela Universidade Federal de Santa Catarina. Foi professora da Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI, de 2000 a 2007 e da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC de 2007 a 2010. Desde 2011, é professora do NDI/CED/UFSC. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: Teoria Histórico-Cultural; Didática; Currículo; Desenvolvimento; Documentação Pedagógica; Transição EI e Anos Iniciais do EF, Brinquedos, jogos e brincadeiras; Literatura e imaginação na infância.

Referências

FORTUNATI, A. Confiança, Oportunidade, Tempo. Olhar, Imaginar, construir o futuro com os olhos das crianças. Porto Alegre, Buqui, 2017.

Downloads

Publicado

09-01-2024

Como Citar

TOMAZZETTI, CLEONICE MARIA; DE SAMPAIO PEIXE, Débora Cristina. CRIANÇAS PROTAGONISTAS E POTENTES: POR UM CURRÍCULO ABERTO AO POSSÍVEL. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 501–507, 2024. DOI: 10.12957/riae.2024.74967. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/74967. Acesso em: 29 abr. 2024.