TECNOLOGIAS ANCESTRAIS: REDES E CONEXÕES ANTIRRACISTAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2024.73849

Palavras-chave:

Relações Étnico-Raciais, Ensino de História, NTICD, Tecnologias Ancestrais, Letramento Digital.

Resumo

Este texto é fruto das discussões e debates segundo às exigências do exame de qualificação do doutorado e que se encontra em andamento. Procuramos sintetizar as reflexões apresentadas sobretudo diante do capítulo que dá o título deste artigo. A pesquisa em tela encontra-se dividida na seguinte dimensão: a) uma breve história do objeto de pesquisa; b) a importância da Lei 10.639/03 no cenário das políticas afirmativas; c) o paradigma emergente como esteio teórico; d) o letramento digital que se desdobra em – tecnorizomático, tecnoafetivo e tecnodiverso – instâncias cunhadas e que se relacionam com as tecnologias ancestrais. Nosso principal objetivo foi provocar os leitores diante das possibilidades e potências dos processos de artesanias do povo negro no âmbito das tecnologias ancestrais, de forma que possa contribuir para uma educação antirracista, especialmente no contexto da construção da Lei 10.639/03. Assim, as sementes foram lançadas diante de lutas e resistências para um tempo de semeadura democrática, plural e diversa.

Biografia do Autor

João Paulo Carneiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGHS-UERJ), Mestre em Relações Étnico-Raciais pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow (CEFET/RJ). Especialista em Ensino de História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Especialista em Cultura Afro-Brasileira e Indígena pela Universidade Católica de Petrópolis (UCP), Licenciado em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Licenciado em História pelo Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM), e Bacharelando em Educação Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

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Publicado

09-01-2024

Como Citar

CARNEIRO, João Paulo. TECNOLOGIAS ANCESTRAIS: REDES E CONEXÕES ANTIRRACISTAS. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 283–302, 2024. DOI: 10.12957/riae.2024.73849. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/73849. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ - 20 ANOS DA LEI 10.639: CONVERSAS CURRICULARES ENTRE SABERES, PRÁTICAS E POLÍTICAS ANTIRRACISTAS