O ENSINO DE CIÊNCIAS E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAS PARA EDUCAR PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2024.72090

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Relações Étnico-Raciais, Casos de Ensino, Formação de Professores.

Resumo

O objetivo deste artigo foi identificar possibilidades para um ensino de ciências antirracista no âmbito das Relações Étnico-Raciais no processo de formação de professores. Para isso, realizamos uma pesquisa-formação na perspectiva de Marie Christine Josso (2004; 2010) e empregamos o caso de ensino a partir da perspectiva de Mizukami (2000) como instrumentos para a produção do dados. Os participantes deste estudo são estudantes de pedagogia da UESB. Como forma de organização dos dados recorremos à análise de conteúdo (BARDIN, 1977). A análise foi efetivada em articulação com os estudos decoloniais e interculturais. Os resultados apontam que o caso de ensino proposto foi importante para a formação dos estudantes, pois promoveu reflexão e autorreflexão acerca de sua prática curricular em articulação com as relações étnico-raciais no ensino de ciências, havendo assim a intenção de promover ações que favoreçam um diálogo intercultural e crítico acerca das diferenças culturais.

Biografia do Autor

Rafael Casaes de Brito, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutorando em Ensino de Ciências pelo Programa de Pós graduação em Ensino da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (PPGEN/UESB). Mestre em Relações Énicas e Contemporaneidade (PPGREC/UESB). Professor de Ciências e Biologia da educação básica. email: rafaelc.brito@hotmail.com

Benedito Gonçalves Eugênio, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Professor Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, atuando na graduação, no Programa de Pós-Graduação-Mestrado Acadêmico em Relações Étnicas e Contemporaneidade e Programa de Pós-Graduação em Ensino-mestrado e doutorado (PPGEN). email: benedito.euenio@uesb.edu.br

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Publicado

09-01-2024

Como Citar

DE BRITO, Rafael Casaes; EUGÊNIO, Benedito Gonçalves. O ENSINO DE CIÊNCIAS E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAS PARA EDUCAR PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 122–142, 2024. DOI: 10.12957/riae.2024.72090. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/72090. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ - 20 ANOS DA LEI 10.639: CONVERSAS CURRICULARES ENTRE SABERES, PRÁTICAS E POLÍTICAS ANTIRRACISTAS