RETALHOS ALINHAVADOS NO PERCURSO DE VIDA E FORMAÇÃO E AS IMPLICAÇÕES NA IDENTIDADE DE UMA PROFESSORA QUE FORMA PROFESSORES/AS
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2022.70995Palavras-chave:
Formação de professores, Fazer docente, Processos formativos, Identidade docente, ExperiênciaResumo
A entrevista é um diálogo que se propõe a abordar a temática da Formação de Professores/as no Brasil, mas especificamente no espaço formativo da Faculdade de Formação de Professores da UERJ em São Gonçalo e as implicações no fazer docente, alicerçada na reconstrução e ressignificação dos retalhos alinhavados ao longo do percurso de vida e formação da Professora Doutora Helena Amaral da Fontoura que há 53 anos tem se dedicado a formar não só professores/as, mas pessoas, compreendendo a multidimensionalidade e a complexidade dos processos formativos e do papel docente. Professora Helena tem grande experiência na área de Educação, com destaque na Formação de Professores/as, atuando especialmente nas temáticas de inserção profissional docente, estágio supervisionado, estudo de egressos e pesquisa qualitativa. Entende a experiência à luz de Josso (2010) e do eu que desabrocha mediante o movimento de reflexão crítica que possibilita ao sujeito descoser fios do passado e tecer laços futuros da sua existência humana. A metodologia da entrevista foi pautada na pesquisa narrativa que constitui uma relação afetiva com a formação. Desta forma, foi possível repensar a trajetória de vida e formação, a reflexão das práticas e atuação docente em um movimento de transformação que foram entrelaçadas nas dimensões sensíveis, afetivas e conscienciais do ser sujeito formador/a.Referências
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