NO QUARTO DE VANDA: CINEMA, SOCIEDADE E CONHECIMENTO
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2022.70990Keywords:
Cinema, Sociedade, ConhecimentoAbstract
Este artigo é um recorte da minha dissertação de mestrado que teve por objetivo realizar uma análise do filme “No quarto da Vanda” do cineasta português Pedro Costa. Para isso, realizei a divisão do texto em três seções. A primeira consistiu em entender o que levou o mencionado cineasta a filmar no quarto de Vanda, como e o que ele fez para alcançar este objetivo. Para tanto, o livro “Um Melro Dourado, Um Ramo de Flores, Uma Colher de Prata”, que inclui uma longa entrevista feita a Pedro Costa pelo crítico francês Cyril Neyrat (2013) sobre o filme em questão, funcionou como fonte orientadora. Ao se observar as respostas concedidas por Costa, identificou-se os caminhos escolhidos pelo diretor para obtenção dos resultados do filme. Na segunda seção, dei início a apreciação do filme em suas estruturas técnicas e suas personagens. Por último, realizei uma ponderação sobre o que este filme, por meio de sua estética, nos fez conhecer politicamente. Como considerações finais foi possível perceber que o filme leva o espectador a questionar a noção de progresso, uma vez que o conduz a pensar e a se relacionar com as personagens do filme, possibilitando a entrada do espectador num espaço sem progresso, num espaço em que se conhece a dureza do discurso de poder e a capacidade do mesmo de gerar realidades tão adversas.References
ALVES, N. Decifrando o pergaminho ─ o cotidiano das escolas nas lógicas das redes cotidianas. In: OLIVEIRA, I. B.; ALVES, N. Pesquisa no/do cotidiano das escolas: sobre redes de saberes. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
ALVES, N. Sobre os movimentos das pesquisas nos/dos/com os cotidianos. In: OLIVEIRA, I. B; ALVES, N. Pesquisa nos/dos/com os cotidianos das escolas: sobre redes de saberes. Rio de Janeiro: DP&A, 2008.
ANDERSEN, T. A Band of Outsiders. In: AA.VV. Letters from Fontaínhas. E.U.A: Criterion, 2010.
AUGÉ, M. Não-Lugares: introdução a uma antropologia da supermodernidade. Campinas, tradução de Marial Lúcia Pereira, SP: Papirus, 1994.
AUMONT, J. & MARIE, M. Dicionário teórico e crítico de cinema. Campinas, SP: Papirus, 2003.
AUMONT, J. Estética cinematográfica. Buenos Aires: Pago, 1989.
BARTHES, R. Oeuvres completes. 5T, Paris: Editions du Seuil, 2002.
COSTA, P. No Quarto de Vanda. Cine Cartaz, 2000. Disponível em: https://cinecartaz.publico.pt/filme/no-quarto-da-vanda-20886 . Acesso em: 22/07/2022.
FERRÒ, M. O filme: uma contra-análise da sociedade. In: NORA, P. História: novos objetos. R.J.: Francisco Alves, 1975.
HABERMAS, J. Conhecimentos e Interesses. São Paulo: Unesp, 2014, p. 80-101.
HOUAISS, A. Dicionário da língua portuguesa. São Paulo: Editora Objetiva, 2001.
KANT, I. Crítica da Faculdade do Juízo. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995, p. 58-90.
LEITE, J. Over the Shoulder (OTS): o que é e como usar. Avmakers. Disponível em: https://www.avmakers.com.br/blog/over-the-shoulder-ots-o-que-e-e-como-usar/ . Acesso em 04/06/2022.
MARTINS, A. S. O espaço filmado ou o Bairro das Fontaínhas nos filmes de Pedro Costa [Em linha]. 2015. Dissertação. Lisboa: ISCTE-IUL.
NEYRAT, C. Room for the living and the dead. In: AA.VV. Letters from Fontaínhas, Criterion: E.U.A, 2010.
NEYRAT, C. Um Melro Dourado, Um Ramo de Flores, Uma Colher de Prata – Entrevista com Pedro Costa. Tradução de Maria João Madeira & Ricardo Matos Cabo. São Paulo: Orfeu Negro, 2013.
SANCHEZ-BIOSCA, V. Teorias da montagem cinematográfica. Espanha: Arquivo Cinematográfico, 1991.
SÁNCHEZ, R. C. A montagem cinematográfica: arte do movimento. Buenos Aires: A Crujía, 2003.
SARGENTO, P. Geofilosofia, Biocentrismo e Empatia. Universidade de Roma TorVergata: Babilónia. nº 8/9, p. 187-195, 2013.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors retain copyright to their work, are permitted to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this may generate productive changes, as well as increasing the impact and citation of published work.
The acceptance of the text implies the authorization and exclusivity of the Revista Interinstitucional Artes de Educar regarding the right of first publication, the published works are simultaneously licensed with a Creative Commons Attribution-Non Commercial 4.0 International License