“OCUPA CAIRU”: DEMANDAS DE GÊNERO E RAÇA CONSTITUIDAS NA LUTA DO MOVIMENTO DE OCUPAÇÕES DE ESCOLA
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2022.70982Palavras-chave:
Demandas, Gênero, Raça, Ocupações de escola.Resumo
O presente estudo baseia-se numa pesquisa que investigou a constituição das demandas e subjetivações de ocupantes de escola pertencentes a instituição “ Visconde de Cairu” (Ocupa Cairu), referentes ao debate de gênero, raça, classe e sexualidade presentes neste espaço cotidiano do movimento. A metodologia empírica utilizada consistiu na análise de entrevistas semiestruturadas durante o ano de 2016, momento da eclosão do movimento de ocupações de escola no estado do Rio de Janeiro. A noção conceitual pós estruturalista de Laclau (2016) foi utilizada, norteando as interpretações das entrevistas destes atores sociais. Também referenciamos as análises das subjetivações destas entrevistas embasando-as teoricamente através de autores do campo da Diversidade tais como: Souza( 1986), Sepulveda e Sepulveda (2016) e Gomes( 2017).A pesquisa evidenciou que embora as demandas iniciais tenham sido de natureza curricular e educacional, outras demandas da “ordem dos desejos” foram enunciadas, como analisamos nas construções discursivas apresentadas por estudantes do gênero feminino no artigo.Com isso, a luta política das ocupações de escola e sua dinâmica de organização dialógica e plural possibilitaram a estes educandos, o questionamentos a papeis de gênero na sociedade, ao disciplinamento dos corpos no ambiente escolar e a identificação com movimentos de mulheres e lgbt.Referências
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https://www.scielo.br/j/sausoc/a/NFKSFWFdfv8pnW8vFR3BzQR/?lang=pt
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