A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM TEMPOS DE PANDEMIA: CONTRADIÇÕES E RACIONALIDADES EM EVIDÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2020.52407Palavras-chave:
pandemia, educação de jovens e adultos, políticas educacionais, biopolítica.Resumo
Este artigo tem como objetivo problematizar a emergência de acontecimentos e discursos impostos pela pandemia de Covid-19, que condicionam os sujeitos da educação de jovens e adultos a (outros) mecanismos de exclusão. Utilizamos dos referenciais foucaultianos como instrumentais teórico-metodológicos para redimensionar perspectivas em face da mencionada modalidade de ensino, principalmente no que tange às noções de biopolítica e população, no intuito de explorar saberes e poderes constituintes dos cenários em voga, que reforçam marginalizações. Consideramos que os processos de saúde-doença-cuidado em curso, impactam na conformação de racionalidades (outras) que potencializam disparidades sociais e individuais no campo da escolarização, em detrimento de sujeitos e grupos específicos.
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