ACESSIBILIDADE EDUCACIONAL, COMUNICACIONAL E SOCIAL EM TEMPOS DE PANDEMIA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2020.51912Palavras-chave:
Pandemia. Acessibilidade. Pessoas com deficiência. Conselhos de direitosResumo
Devido à pandemia pelo Coronavírus (Covid-19), tornaram-se necessárias adequações, especialmente nos setores de trabalho e educação. Entretanto, pessoas que vivem em espaços periféricos subordinados aos grandes centros, além das pessoas com deficiência, percebem-se ainda mais invisibilizadas.Portanto, este artigo tem como objetivo abordar a importância dos recursos de tecnologia assistiva que promovem a autonomia e independência das pessoas com deficiência, especificamente no contexto educacional, formal ou informal.Os recursos como audiodescrição, Libras, pranchas de comunicação, pictogramas e linguagem simples são oferecidos de forma insuficiente, embora tenhamos a legislação brasileira específica vigente.Fundamentamos este estudo na importância da luta pelo coletivo e na influência dos conselhos de direitos na vida da sociedade.
Palavras-chave: Pandemia. Acessibilidade. Pessoas com deficiência. Conselhos de direitos.
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