AVENTURAS (DES)FORMATIVAS NO AGENCIAMENTO DANÇARINO-CRIANÇA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2020.46224

Palabras clave:

Dança, Criança, Formação.

Resumen

O texto problematiza os processos formativos na trajetória da Cia de Dança Teatro Xirê, que emergem da experiência de corpos postos em contato (de dançarinos e de crianças) mediados por uma linguagem que encontra na dança contemporânea sua possibilidade de existência. Tomando a ideia de vazio como categoria de experiência, o texto estabelece relações entre a ideia de vazio-pleno, proposta por Lygia Clark em sua obra, e a ideia de vazio encontrada num corpo feito “saco plástico” na obra “Dingling”, criada pela Cia Xirê para crianças de 2 a 6 anos, evidenciando o projeto político (des)formativo presente na (des)pretensiosa tarefa de dançar para crianças quase bebês.

Biografía del autor/a

Andrea Nascimento Elias, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio)

Doutoranda em Artes Cênicas; mestre em Teatro (2008); especialista em Educação Estética (2002); com graduação em Educação Artística - Licenciatura Plena (2000), sempre pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Unirio. Possui formação técnica como bailarina pelo Centro de Estudos do Movimento e Artes - Escola Angel Vianna (1996) e como circense pela Escola Nacional de Circo (1992-1994). Em 2003 criou e dirige, desde então, a Cia de Dança Teatro Xirê, que desde sua criação pesquisa, cria e produz, em continuidade, espetáculos de dança contemporânea destinados, prioritariamente, ao olhar de crianças. Em 2009, funda a Trânsito Produções Culturais LTDA. Tem intensa atuação na área da produção artística e cultural, atuando principalmente nos seguintes temas: corpo, educação, dramaturgia, coreografia e infância. Com os projetos da Cia Xirê e da Trânsito Produções foi contemplada em editais de concorrência pública do Ministério da Cultura / Funarte; Secretaria de Estado de Cultura (RJ) e Secretaria Municipal de Cultura (Rio de Janeiro / RJ). Seus espetáculos têm circulado por diversas cidade do Brasil e pelos países: Argentina e Equador, na América Latina; Alemanha, Espanha, Itália e Grécia, na Europa; e Índia, na Ásia.

Citas

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Publicado

2020-05-21

Cómo citar

ELIAS, Andrea Nascimento. AVENTURAS (DES)FORMATIVAS NO AGENCIAMENTO DANÇARINO-CRIANÇA. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 748–764, 2020. DOI: 10.12957/riae.2020.46224. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/46224. Acesso em: 1 may. 2025.