BEBÊS E CRIANÇAS BEM PEQUENAS NO DEBATE SOBRE CULTURA INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2020.45966Keywords:
Bebês, Crianças bem pequenas, Subalternidade, Cultura infantil, Sociologia da Infância.Abstract
References
ABRAMOWICZ, Anete; OLIVEIRA, Fabiana. A Sociologia da Infância no Brasil: uma área em construção. Educação, v. 35, n. 1, p. 39-52, 2010.
ABRAMOWICZ, Anete (org.). Estudos da Infância no Brasil: encontros e memórias. São
Carlos: EdUFSCar, 2015.
ABRAMOWICZ, Anete; LEVCOVITZ, Diana; RODRIGUES, Tatiane Cosentino. Infâncias em Educação Infantil. Pro-Posições, Campinas, v. 20, n. 3, p. 179-197, 2009.
ARIÈS, Phillippe. A história Social da criança e da família. Rio de Janeiro: Zahar, 1982, p. 17-32.
BADINTER, Elisabeth. Um amor conquistado: o mito do amor materno. Tradução de Waltensir Dutra. Rio deJaneiro: Nova Fronteira, 1985.
BARBOSA, Maria Carmen Silveira. Culturas infantis: contribuições e reflexões. Rev. Diálogo Educ., v. 14, n. 43, p. 645-667, 2014.
BARBOSA, Maria Carmen Silveira; RICHTER, Sandra Regina Simonis; DELGADO, Ana Cristina Coll. Educação Infantil: tempo integral ou educação integral? Educação em Revista, v. 31, n. 04, p. 95-119, 2015.
BRASIL. Prática cotidianas na Educação Infantil: bases para a reflexão sobre as orientações curricualares. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2009.
CAMPOS, Rafaely Karolynne do Nascimento; RAMOS, Tacyana Karla Gomes. Participação social de crianças em brincadeiras: aproximações às culturas da infância na educação infantil. Zero a seis, v. 21, n. 38, p. 51-66, 2019.
COHN, C. Antropologia da Criança. Rio de Janeiro: Editora Jorge Zahar, 2005.
COSTA, Dânia Monteiro Vieira; GONTIJO, Cláudia Maria Mendes. A linguagem oral como elemento integrante da brincadeira. Cadernos de Pesquisa, v. 41, n. 142, 2011, p. 268-289
DELGADO, Ana Cristina Coll. Culturas infantis, tensões e negociações entre adultos e crianças numa creche domiciliar. Currículo sem Fronteiras, v. 6, n. 1, p. 82-102, 2006.
DESCARTES, René. Meditações. (Os Pensadores) São Paulo: Abril Cultural, 1983
FARIA, Ana Lúcia Goulart de. Pequena infância, educação e gênero: subsídios para um estado da arte. Cadernos pagu, 2006, P. 279-287.
FERNANDES, Florestan. As "Trocinhas" do Bom Retiro: Contribuição ao Estudo Folclórico e Sociológico da Cultura e dos Grupos Infantis. Pró-Posições, v.15, n. 1, 2004
GOBBATO, Carolina; BARBOSA, Maria Carmen Silveira. A (dupla) invisibilidade dos bebês e das crianças bem pequenas na educação infantil: tão perto, tão longe. Revista Humanidades e Inovação, v. 4, n. 1, 2017, p. 21-36
GUATTARI, Félix. As creches e a iniciação. In: Revolução Molecular: pulsações do desejo. Brasiliense: Rio de Janeiro, 1985, p. 50-55.
HALL, Stuart. Quando foi o pós-colonial? Pensando no limite. In: Diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG, Brasília: representação da UNESCO no Brasil, 2003, p. 101-128.
IZA, Dijnane Fernanda Vedovatto; MELLO, Maria Aparecida. Quietas e caladas: as atividades de movimento com as crianças na Educação Infantil. Educação em Revista, v. 25, n. 02, 2009, p. 283-302.
LOPES, Jader Jane Moreira. As crianças, suas infâncias e suas histórias: mas por onde andam suas geografias? Educ. foco, v. 13, n. 2, p. 31-44, 2009.
LOPES, Jader Janer Moreira. Geografia das Crianças, Geografia das Infâncias: as contribuições da Geografia para os estudos das crianças e suas infâncias. Contexto e Educação, ano 23, n. 79, 2008, p. 65-82.
LOPES, Jader Janer Moreira; VASCONCELLOS, Tânia de. Geografia da infância: territorialidades infantis. Currículo sem Fronteiras, v. 6, n. 1, p. 103-127, 2006.
MARTINS FILHO, Altino José. Práticas de socialização entre adultos e crianças, e estas entre si, no interior da creche. Pro-Posições, v. 19, n. 1, 2008, p. 97-114.
MORUZZI, Andrea Braga; ALONSO, Giovana. Os bebês interrogam a infância? Um estudo de bebês sob aportes sociológicos. In: TEBET, Gabriela. Estudos de bebês e diálogos com a Sociologia. São Carlos: Pedro e João Editores, 2019, p. 519-538.
NASCIMENTO, Maria Letícia B. P. A creche na Educação Infantil: entre o ofício e o direito. Estud. Sociol., Araraquara, v. 15, n. 29, p. 555-566, 2010.
NASCIMENTO, M. L. Algumas considerações sobre a infância e as políticas de educação infantil. Educação e Linguagem, v. 14, n. 23/24, p. 146-159, 2011.
OLIVEIRA-FORMOSINHO, Julia.; KISHIMOTO, Tizuko Morchida; PINAZZA, Monica Appezzato. (orgs). Pedagogia(s) da infância: dialogando com o passado: construindo o futuro. Porto Alegre: Artmed, 2007.
PASSOS, Eduardo; KASTRUP, Virgínia; ESCÓSSIA, Liliana. Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2015.
PIRES, Flávia. O que as crianças podem fazer pela antropologia? Horizontes antropológicos, ano 16, n. 34, p. 137-157, 2010.
PRADO, Patrícia Dias. As crianças pequenininhas produzem cultura? Considerações sobre educação e cultura infantil em creche. Pro-Posições, v. 10, n. 1, 1999, p. 110-118.
QUINTEIRO, J. Sobre e emergência de uma sociologia da Infância: contribuições para o debate. Perspectiva, Florianópolis, v. 20, n. Especial, p. 137-162, 2002.
RAFFAINI, Patricia Tavares. As meninas são de pano e os meninos são de chumbo? Cultura material e literatura. Secuencia, edición especial, p. 177-187, 2018.
SANTIAGO, Flávio. Gritos sem palavras: resistências das crianças pequenininhas negras frente ao racismo. Educação em Revista, v. 31, n. 02, p. 129-153, 2016.
SPIVAK, Gayatri Chakravorty. Pode o subalterno falar? Tradução de Sandra Regina Goulart Almeida, Marcos Pereira Feitosa, Andrea Pereira Feitosa. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.
SPRÉA, Nélio Eduardo; GARANHANI, Marynelma Camargo. A criança, as culturas infantis e o amplo sentido do termo brincadeira. Rev. Diálogo Educ., v. 14, n. 43, p. 717-735, 2014.
TEBET, G. G. C. Isto não é uma criança! Teorias e métodos para o estudo de bebês nas distintas abordagens da Sociologia da Infância de língua inglesa. 2013. 160 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2013).
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors retain copyright to their work, are permitted to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this may generate productive changes, as well as increasing the impact and citation of published work.
The acceptance of the text implies the authorization and exclusivity of the Revista Interinstitucional Artes de Educar regarding the right of first publication, the published works are simultaneously licensed with a Creative Commons Attribution-Non Commercial 4.0 International License