A INFÂNCIA A PARTIR DOS DIZERES E FAZERES DAS CRIANÇAS NA ESCOLA: ENCONTROS SILENCIOSOS E POTENTES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2020.45962

Palavras-chave:

Criança. Infância. Experiência. Escola. Transgressões

Resumo

O presente artigo é um fragmento de uma pesquisa que visou compreender como as crianças vivenciam o processo de transição da Pré-escola para o 1º ano do Ensino Fundamental. Aqui, de modo específico, abordamos os dizeres e os fazeres das crianças no ambiente escolar que retratam a transgressão de regras como forma silenciosa e potente de criação. O mesmo busca dialogar com a infância a partir de outros modos de entendê-la, ancorado nas discussões provenientes do campo da filosofia, considerando a infância como experiência. Os dizeres e fazeres das crianças e  suas experiências engendram outros vieses que não complementam o posto, mas o reconfigura sob outras dimensões, resistentes e ousadas. Eles evocam as possibilidades que as crianças trazem consigo para nossas instituições escolares.

Biografia do Autor

Nádia Priscila de Lima Carvalho, Universidade Federal de Pernambuco-UFPE

Mestra em Educação Contemporânea e Licenciada em pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco. Membro do Grupo de Pesquisa Discursos e Práticas Educacionais e do Grupo de Estudos em Artes e Educação. Área de interesse: ciências humanas - educação.

Rua Frei Caneca, n 45, centro, Brejo da Madre de Deus-PE. 55170-000

Fernanda Maria Santos Albuquerque, Universidade Federal de Pernambuco-UFPE

Mestra em Educação Contemporânea - Universidade Federal de Pernambuco. Graduada em pedagogia - Universidade Federal de Pernambuco/Campus Acadêmico do Agreste. Membro do Grupo de Pesquisa Discursos e Práticas Educacionais e do Grupo de Estudos em Artes e Educação. Área de interesse: ciências humanas - educação.

Rua Edson Borges da Fonseca, n.42, Caruaru, Pernambuco, Brasil.

Conceição Gislane Nóbrega Lima de Salles, Universidade Federal de Pernambuco-UFPE

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco, mestre e doutora (2008) em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é Professora Associada II do Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco, onde atua no curso de graduação em Pedagogia e docente permanente do Programa de Pós-graduação em Educação Contemporânea (PPGEduc).É Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea-PPGEDUC/Campus Agreste. No momento orienta 4 mestrandas e 2 estudantes de Iniciação Científica com financiamento do CNPq, CAPES e PROPESQ e já orientou 8 alunos a nível de mestrado. Vem publicando artigos em periódicos nacipnais especializados, dentre eles, Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação e Leitura; Eccos, e tem publicações em capítulos de livros. É parecerista do periódico Childhood & philosophy, entre outros. É vice-lider do grupo de pesquisa Discursos e Práticas Educacionais da UFPE e registrado no Diretório de Pesquisa do CNPq. No campo da pesquisa vem se dedicando aos estudos que vincula infância e educação, cultura do pensar na escola, formação de professores .Coordena desde 2011 Projetos de Pesquisa na temática da infância no contexto da educação infantil e nos anos iniciais.

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Publicado

21-05-2020

Como Citar

CARVALHO, Nádia Priscila de Lima; ALBUQUERQUE, Fernanda Maria Santos; SALLES, Conceição Gislane Nóbrega Lima de. A INFÂNCIA A PARTIR DOS DIZERES E FAZERES DAS CRIANÇAS NA ESCOLA: ENCONTROS SILENCIOSOS E POTENTES. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 676–691, 2020. DOI: 10.12957/riae.2020.45962. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/45962. Acesso em: 5 dez. 2024.