LINGUAGEM, CORPO E EDUCAÇÃO: UMA CRIANÇA EM BUSCA DA PRÓPRIA FALA
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2020.45832Palabras clave:
Fonoaudiologia, Transpsicomotricidade, Linguagem, Educação.Resumen
Este relato busca refletir sobre o acompanhamento fonoaudiológico clínico de uma criança com importantes dificuldades no desenvolvimento da fala e da cognição social e encaminhada pela escola. Aos saberes da Fonoaudiologia foram conjugados os da TransPsicomotricidade Educacional, que se baseia no Pensamento Complexo e sua reforma de paradigmas, na Transdisciplinaridade e nos Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro, de Edgar Morin. Foi lançado um olhar para além do sintoma de linguagem na criação de uma clínica singular como um sistema aberto, poliocular, com a prática corporal livre-expressiva, o brincar, a reflexão crítica e a autonomia capazes de gerar a intersubjetividade, possibilitando a imprevisibilidade e a cocriatividade de duas mentes (paciente e terapeuta) em díade.
Citas
CAMPS, Cori; MILA, Juan (coords.). El Psicomotricista en su cuerpo - De lo sensoriomotor a la transformación psiquica. Argentina: Miño y Dávila Editores, 2011.
COSTA, E.; LOVISARO, M. (orgs.). Transpsicomotricidade: psicomotricidade com base no pensamento complexo e transdisciplinar. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2013.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
LAPIERRE, Andre. A simbologia do movimento: psicomotricidade e educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1986.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2011.
PASSOS, Maria Consuêlo (org.). A Clínica Fonoaudiológica em questão. São Paulo: Plexus, 2001.
STERN, Daniel. O momento presente na psicoterapia e na vida cotidiana. Rio de Janeiro: Ed. Record, 2007.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores conservan los derechos de autor de su trabajo, pueden publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar la impacto y citación del trabajo publicado.
La aceptación del texto implica la autorización y exclusividad de la Revista Interinstitucional Artes de Educar en cuanto al derecho de primera publicación, las obras publicadas son licenciadas simultáneamente con una Licencia Creative Commons Atribución-No Comercial 4.0 Internacional