BODY-MIND CENTERING – APRENDIZAGEM DE UM CORPO VIBRÁTIL
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2020.45828Palavras-chave:
Body-Mind Centering, Educação somática, Corpo vibrátilResumo
O artigo tenta elucidar uma possível epistemologia das práticas somáticas, em especial do método Body-Mind Centering™ (BMC), relacionando-o a conceitos e práticas afins. Proponho uma reflexão sobre a noção de aprendizagem, tal como proposta no BMC, a partir dos escritos de Bonnie Bainbridge Cohen, relacionando-a ao conceito de corpo vibrátil, proposto por Suely Rolnik. Assumo o desafio de dizer em palavras um acontecimento da ordem de uma experiência pré-significante, relacionada ao não-saber, a vivências de um corpo de sensações celulares.O artigo é parte de minha pesquisa de doutorado em Literatura, Cultura e Contemporaneidade na PUC-RJ, que busca identificar modos de existência próprios do BMC e catalisá-los para a germinação de uma poética performativa cênica e de uma narrativa escrita.
Referências
ARTAUD, Antonin. Position de la chair (1925). In: Œuvres complètes. Paris: Gallimard, 2004.
CAETANO, Patrícia. Por uma estética das sensações: o corpo intenso dos Bartenief fFundamentals e do Body-Mind Centering. Revista Brasileira de Estudos da Presença. Porto Alegre, v. 5, n.1, p. 206-232, jan./abr. 2015. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/2237-266047495. Acesso em: 5 out. 2019.
COHEN, Bonnie Bainbridge. Sentir, perceber e agir: educação somática pelo método Body-Mind Centering. São Paulo: Edições Sesc São Paulo, 2015.
HARTLEY, Linda. Wisdom of the Body Moving: an introduction to Body-Mind Centering. Berkeley. North Atlantic Books, 1994.
PEES, Adriana de Almeida. Body-Mind Centering®: a dança e a poética nas linhas dançantes de Paul Klee. Rio de Janeiro: Livros Ilimitados, 2014.
ROLNIK, Suely. Esferas da insurreição: notas para uma vida não cafetinada. São Paulo: n-1 edições, 2018.
______. “Fale com ele” ou como tratar o corpo vibrátil em coma. São Paulo: PUC-SP,2003. Disponível em: https://www.pucsp.br/nucleodesubjetividade/Textos/SUELY/falecomele.pdf. Acesso em: 5 out. 2019.
______. Molda-se uma alma contemporânea: o vazio pleno em Lygia Clark. In:The experimental Exercice of Freedom: Lygia Clark, Gego, Mathias Goeritz, Hélio Oiticica and Mira Schende. Los Angeles: The Museum of Contemporary Art, 1999. Disponível em: https://www.pucsp.br/nucleodesubjetividade/Textos/SUELY/Molda.pdf. Acesso em: 5 out. 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais dos seus trabalhos, têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A aceitação do texto implica na autorização e exclusividade da Revista Interinstitucional Artes de Educar acerca do direito de primeira publicação, os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional