PENSAMENTO E MOVIMENTO NO ESTUDO DA CORPOREIDADE
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2020.45799Keywords:
Corporeidade, Educação, DançaAbstract
Esse artigo tem como objetivo a compreensão da sala de aula como um espaço afetivo que aqui denominamos de “sala de visitas”. Deste modo, se propõe a tecer no campo da dança, através de uma perspectiva aberta às diferenças, a valorização do estudo da corporeidade, apostando na ética e na poética no processo de ensino-aprendizagem. A partir de uma experiência com estudantes de um curso de bacharelado em dança, trazemos à cena uma experiência de educação que se interessa pela corporeidade, em que a arte de educar evidencia na dimensão sensível sua potência política. Entendemos que é preciso encontrar na ação “disciplinar” outros modos de produção de conhecimento, criando redes e tecendo conexões entre saberes.
References
BARBOSA, Ana Mae Arte-educação no Brasil São Paulo: Perspectiva, 2012.
BARROS, Manoel. A Gramática Expositiva do chão. Rio de Janeiro: Ed. Civilização Brasileira, 1990.
CALFA, M. I. S. Interdisciplinaridade e Dança. Revista Tempo Brasileiro n. 164. P. 65 a 80. Rio de Janeiro: Editora Tempo Brasileiro, 2006.
FOUCAULT, M. A Verdade e as Formas Jurídicas Rio de Janeiro: Nau, 1996.
HEIDEGGER, Martin. Ensaios e Conferências. Rio de Janeiro: Vozes, 2001.
HOOKS, B. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade São Paulo: Martins Fontes, 2017.
LARROSSA, Jorge. Tremores: Escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.
LISPECTOR, C. Água Viva. São Paulo: Círculo do Livro, 1973.
MACHADO, M. A Selvagem Dança do Corpo. Tese (Doutorado em...). Campinas: UNICAMP.
RANCIÈRE, J. O mestre ignorante. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.
UNO, K. A gênese de um corpo desconhecido. São Paulo: N-1 edições, 2012.
WILLIANS, R. Cultura e Sociedade. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2011.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors retain copyright to their work, are permitted to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this may generate productive changes, as well as increasing the impact and citation of published work.
The acceptance of the text implies the authorization and exclusivity of the Revista Interinstitucional Artes de Educar regarding the right of first publication, the published works are simultaneously licensed with a Creative Commons Attribution-Non Commercial 4.0 International License