EDUCAÇÃO DO CORPO NO ENSINO FUNDAMENTAL: REFLEXÕES A PARTIR DO COTIDIANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2020.45009Palabras clave:
Educação do corpo, Gestualidade, Ensino Fundamental.Resumen
Este artigo resulta de uma pesquisa qualitativa com objetivo de refletir sobre a educação do corpo nos espaços-tempos do cotidiano escolar. Por meio de uma pesquisa de campo em uma escola estadual da cidade de Campinas/SP, buscamos compreender como as crianças experimentam um minucioso processo de educação, que se faz também e fundamentalmente, no corpo e pelo corpo. Observarmos que a educação do corpo faz parte de um processo que sempre esteve presente na escola, com práticas que ensinam, sobretudo, a controlar as manifestações corporais e a gestualidade das crianças. Entretanto, trata-se de um processo amplo, no qual também identificamos que nas brechas do cotidiano há espaços em que o controle escapa e tanto professores como crianças vivem outras relações no contexto escolar.
Citas
ALBANO, A. A. A Arte como base epistemológica para uma Pedagogia da Infância. São Paulo: Caderno Temático de Formação 2 - Educação Infantil: construindo a Pedagogia da Infância no município de São Paulo, 2004.
ASSARITTI, D. S. A educação do corpo das crianças na escola em narrativas do cotidiano. 2015. 252 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, São Paulo.
AYOUB, E. Reflexões sobre a educação física na educação infantil. Revista Paulista de Educação Física, São Paulo, supl.4, p.53-60, 2001.
BARBOSA, R. C. A disciplina e as táticas no universo escolar segundo Michel Foucault: a anatomia política do detalhe. Revista Espaço Acadêmico, Maringá, n.74, ano VII, julho/2007.
BRACHT, V. A constituição das teorias pedagógicas da educação física. Caderno Cedes 48: Corpo e Educação. Campinas, SP: Centro de Estudos Educação e Sociedade, 1999. p.69-88.
COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino de educação física. São Paulo, SP: Cortez, 1992.
CRUZ, A. C. J. et al. Corpo: sexualidade, gênero, raça e etnia. In: ABRAMOWICZ, A.; MORUZZI, A. B. (Orgs). O plural da infância: aportes da sociologia. São Carlos, SP: EdUFSCar, 2010.
FONTANA, R. A. C. O corpo também ensina: mediações da linguagem não verbal no trabalho docente. Revista Espaço Pedagógico, Passo Fundo, RS, v. 18, n. 1, p. 9-22, jan. /jun. 2011.
FONTANA, R. A. C.; CRUZ, M. N. Psicologia e trabalho pedagógico. São Paulo, SP: Atual, 1997.
FOUCAULT, M. Vigiar e punir: nascimento da prisão. 5. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1987.
FOUCAULT, M. Microfísica do poder.Tradução de Roberto Machado. 30ª reimpressão. Rio de Janeiro, RJ: Graal, 2012.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro, RJ: Paz e Terra, 1997.
GINZBURG, C. Mitos, emblemas e sinais: morfologia e história. São Paulo, SP: Companhia das Letras, 1989.
GORNI, D. A. P.; MAIESKI, S.; MACHADO, V. R. B. F. Ensino Fundamental de nove anos: os desdobramentos de uma política educacional. Seção Temática: O Ensino Fundamental de nove anos. Revista de Educação PUC-Campinas, Campinas, SP, n. 17(1), p. 9-22, jan./jun., 2012.
GUEDES-PINTO, A. L.; FONTANA, R. A. C. Apontamentos teórico-metodológicos sobre a prática de ensino na formação inicial. Educação em revista, Belo Horizonte, MG, n. 44, p. 69-87, dez. 2006.
MOTA, M. R. A. O lugar das crianças de seis anos no ensino fundamental de nove anos. Revista de Educação PUC-Campinas, Campinas, SP, n. 17(1), p. 23-31, jan./jun., 2012.
PROBST, M.; KRAEMER, C. Sentado e quieto: o lugar do corpo na escola. Atos de Pesquisa em Educação, Blumenau, SC, v.7, n.2, p.507-519, mai./ago. 2012.
SOARES, C. L. Educação do corpo (verbete). In: GONZÁLEZ, F. J.; FENSTERSEIFER, P. E. (Orgs). Dicionário Crítico de Educação Física. 3. ed. Ijuí, RS: Unijuí, 2014.
SOARES, C. L.; ZARANKIN, A. Arquitetura e educação do corpo: notas indiciais. Revista Rua, Campinas, SP, n. 10. p. 23-35, mar. 2004.
SILVA, A. M.; DAMIANI, I. R. (Orgs.). Práticas corporais: gênese de um movimento investigativo em Educação Física. Florianópolis, SC: Nauemblu Ciência & Arte, 2005.
TURA, M. L. R. A observação do cotidiano escolar. In: ZAGO, N. et al. (Orgs). Itinerários de pesquisa: perspectivas qualitativas em Sociologia da Educação. Rio de Janeiro, RJ: DP&A, 2003.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores conservan los derechos de autor de su trabajo, pueden publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar la impacto y citación del trabajo publicado.
La aceptación del texto implica la autorización y exclusividad de la Revista Interinstitucional Artes de Educar en cuanto al derecho de primera publicación, las obras publicadas son licenciadas simultáneamente con una Licencia Creative Commons Atribución-No Comercial 4.0 Internacional