PROJETO DESPERTAR PELA LEITURA: ABORDAGENS TEÓRICAS E METODOLÓGICAS NO COMPLEXO PENITENCIÁRIO DE FLORIANÓPOLIS/SC
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2019.39561Palavras-chave:
despertar pela leitura, educação em espaço de privação de liberdade, formação de leitores, remição pela leituraResumo
Resumo: Este artigo tem como objetivo evidenciar o Projeto Despertar pela Leitura, realizado no Complexo Penitenciário de Florianópolis no Estado de Santa Catarina, apresentando suas contribuições, no que tange à importância do ato de ler para os(as) reeducandos(as), o papel da biblioteca e do(a) bibliotecário(a) e a função do professor como orientador de leitura e sua prática metodológica. Para isso, esta pesquisa bibliográfica apresenta uma breve revisão de leis e de documentos oficiais que regem o Projeto no Brasil e, mais especificamente, no Estado de Santa Catarina em consonância com os estudos de Michel de Certeau (1998), Paulo Freire (1986, 1989), e Silva e Araújo (2003) para o embasamento teórico deste artigo.
Palavras-chave: Despertar pela leitura; Educação em espaço de privação de liberdade; Formação de leitores; Remição pela leitura.
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