PROJETO DESPERTAR PELA LEITURA: ABORDAGENS TEÓRICAS E METODOLÓGICAS NO COMPLEXO PENITENCIÁRIO DE FLORIANÓPOLIS/SC

Autores

  • Vanessa Goes Denardi Universidade Federal de Santa Catarina
  • Fernanda Aparecida Róhden
  • Adailson Robalino Leal
  • Nikolly Domingos Ambrózio

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2019.39561

Palavras-chave:

despertar pela leitura, educação em espaço de privação de liberdade, formação de leitores, remição pela leitura

Resumo

Resumo: Este artigo tem como objetivo evidenciar o Projeto Despertar pela Leitura, realizado no Complexo Penitenciário de Florianópolis no Estado de Santa Catarina, apresentando suas contribuições, no que tange à importância do ato de ler para os(as) reeducandos(as), o papel da biblioteca e do(a) bibliotecário(a) e a função do professor como orientador de leitura e sua prática metodológica. Para isso, esta pesquisa bibliográfica apresenta uma breve revisão de leis e de documentos oficiais que regem o Projeto no Brasil e, mais especificamente, no Estado de Santa Catarina em consonância com os estudos de Michel de Certeau (1998), Paulo Freire (1986, 1989), e Silva e Araújo (2003) para o embasamento teórico deste artigo.

Palavras-chave: Despertar pela leitura; Educação em espaço de privação de liberdade; Formação de leitores; Remição pela leitura. 

Biografia do Autor

Vanessa Goes Denardi, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda em Linguística pela Universidade, mestre em educação (UDESC), especialista em Gestão e Organização do Trabalho Pedagógico (UEPG) e licenciada em Letras.

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Publicado

22-05-2019

Como Citar

GOES DENARDI, Vanessa; RÓHDEN, Fernanda Aparecida; LEAL, Adailson Robalino; DOMINGOS AMBRÓZIO, Nikolly. PROJETO DESPERTAR PELA LEITURA: ABORDAGENS TEÓRICAS E METODOLÓGICAS NO COMPLEXO PENITENCIÁRIO DE FLORIANÓPOLIS/SC. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 87–102, 2019. DOI: 10.12957/riae.2019.39561. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/39561. Acesso em: 5 dez. 2024.