LEITURAS E NARRATIVAS DE JOVENS NUMA UNIDADE SOCIOEDUCATIVA FLUMINENSE: EXPERIÊNCIAS E SABERES SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADES

Autores

  • Virginia Georg Schindhelm Universidade Federal Fluminense
  • Simone Barros Novo DEGASE (Departamento Geral de Ações Socioeducativas)

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2019.39546

Palavras-chave:

socioeducação, contação de histórias, gênero e sexualidades

Resumo

Resumo: O artigo apresenta a atividade de contação de histórias para adolescentes numa unidade socioeducativa na Baixada Fluminense e reflete sobre a experiência dos jovens com contos de fadas e demais leituras que fazem emergir narrativas e histórias de vida, sonhos, fantasias e experiências subjetivas sobre gênero e sexualidades. A mediação de leituras é promovida por uma profissional em biblioteconomia que, cotidianamente, interage com emoções e relatos de meninos oriundos de comunidades populares e, muitas vezes, membros de facções criminosas. A oficina oferece a oportunidade de formar grupos reflexivos que desconstroem mitos e verdades sobre virilidades que trazem de ambientes familiares e comunitários comumente cercados por ideais heteronormativos e padrões hegemônicos de masculinidades.

Palavras-chave: socioeducação; contação de histórias; gênero e sexualidades.

Biografia do Autor

Virginia Georg Schindhelm, Universidade Federal Fluminense

Professora adjunta na Universidade Federal Fluminense -Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, campus Santo Antônio de Pádua. Depto PCH.

Simone Barros, Novo DEGASE (Departamento Geral de Ações Socioeducativas)

Bibliotecária no Novo DEGASE; Centro de Atendimento Intensivo (CAI) Belford Roxo, Rio de Janeiro.

Referências

BENEDEK, Elek. Pimpão. In: O Mundo dos Contos e Lendas da Hungria. Landy, 2002. p. 10-13.

BONDÍA, Jorge Larossa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Tradução de João Wanderley Geraldi. Revista Brasileira de Educação. n. 19, p. 20-28, jan/fev/mar/abr 2002.

CONNELL, Robert W. Políticas da masculinidade. Revista Educação & Realidade, Porto Alegre: UFRGS, v. 20, n.5, p. 185-206, jul/dez 1995.

DARNTON, Robert. O grande massacre de gatos: e outros episódios da história cultural francesa. Tradução de Sonia Coutinho. São Paulo: Paz e Terra, 2014.

FERNÁNDEZ, Alicia. A mulher escondida na professora: uma leitura psicopedagógica do ser mulher, da corporalidade e da aprendizagem. Tradução Neusa Kern Hickel. Porto Alegre: Artmed, 1994.

FERRAROTTI, Franco. Sobre a autonomia do método biográfico. In: NÓVOA, António; FINGER, Matthias (orgs.). O método (auto) biográfico e a formação. Lisboa: Ministério da Saúde. Departamento dos Recursos Humanos da Saúde/Centro de Formação e Aperfeiçoamento Profissional, 1988.

LAGRAVENESE, Richard. Escritores da Liberdade. Filme. Título original Freedom Writers. EUA: 2007. Duração: 2h:04 minutos

LOURO, Guacira Lopes. Pedagogias da sexualidade. In: LOURO, Guacira Lopes. (org.). O corpo educado: pedagogia da sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2001. p.07-34.

MEYER, Dagmar Estermann. Gênero e educação: teoria e política. In: LOURO, Guacira Lopes; FELIPE, Jane; GOELLNER, Silvana Vilodre (orgs.). Corpo, Gênero e sexualidade: um debate contemporâneo na educação. 5.ed., Petrópolis, RJ: vozes, 2010. p.9-27.

NASCIMENTO, Marcos. Essa história de ser homem: reflexões afetivo-políticas sobre masculinidades. In: CAETANO, Marcio. SILVA JUNIOR, Paulo Melgaço (org.) De guri a cabra macho: masculinidades no Brasil. Rio de Janeiro: Lamparina, 2018. p. 16-27.

NUNES, Cesar; SILVA, Edna. A educação sexual da criança: subsídios teóricos e propostas práticas para uma abordagem da sexualidade para além da transversalidade. 2. ed., Campinas, SP: Autores Associados, 2006 (Coleção Polêmicas do Nosso Tempo).

PETIT, Michèle. Os jovens e a leitura: uma nova perspectiva. 2. ed. Tradução de Celina Olga de Souza. São Paulo: Ed. 34, 2009

SCOTT, Joan Wallach. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Tradução Guacira Lopes Louro. In LOPES, Eliane Marta Teixeira; LOURO, Guacira Lopes. Revista Educação & Realidade. Porto Alegre: UFRGS, v. 16, n. 2, p. 5-22, jul/dez 1990. Dossiê: Mulher e Educação.

SIQUEIRA, Elton Bruno Soares de. MIRANDA, Marcelo. Experiência estética e desestabilizações das masculinidades no teatro brasileiro moderno e contemporâneo. In: CAETANO, Marcio. SILVA JUNIOR, Paulo Melgaço (org.) De guri a cabra macho: masculinidades no Brasil. Rio de Janeiro: Lamparina, 2018. p. 43-62.

SILVA JUNIOR, Jonas Alves da. SILVA, Maria de Lourdes Ramos da. “Não tem nenhum viado aqui”: a construção de masculinidades em uma unidade socioeducativa do município do Rio de Janeiro. In: CAETANO, Marcio. SILVA JUNIOR, Paulo Melgaço (org.) De guri a cabra macho: masculinidades no Brasil. Rio de Janeiro: Lamparina, 2018. p. 86-107.

VENTURA, Susana. O Príncipe das Palmas Verdes e outros contos portugueses. Seleção e Adaptação. SP: Volta e Meia, 2013. p. 41-43.

WEEKS, Jeffrey. O corpo e a sexualidade. In: LOURO, Guacira Lopes (org.). O corpo educado: pedagogia da sexualidade. Tradução dos artigos: Tomaz Tadeu da Silva. 2. ed., Belo Horizonte: Autêntica, 2001. p. 35-82.

______________. Sexuality. Third edition. London: Routledge, 2010.

______________. The languages of sexualitiy. London: Routledge, 2011.

Downloads

Publicado

22-05-2019

Como Citar

SCHINDHELM, Virginia Georg; BARROS, Simone. LEITURAS E NARRATIVAS DE JOVENS NUMA UNIDADE SOCIOEDUCATIVA FLUMINENSE: EXPERIÊNCIAS E SABERES SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADES. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 68–86, 2019. DOI: 10.12957/riae.2019.39546. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/39546. Acesso em: 10 dez. 2024.