A prática pedagógica em Paulo Freire 50 anos depois da Pedagogia do Oprimido: indignação, esperança e uma pergunta - como educar para construção do inédito viável?
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2018.38034Keywords:
Educação Libertadora. Práxis. Inédito viável.Abstract
Este artigo trata dos desafios da Educação Libertadora - fundamentos em Paulo Freire: Pedagogia do Oprimido, no que se refere à Prática educativa no século XXI e, por conseguinte, apresenta referenciais defendidos por ele, que de forma dialética, remete-nos a repensar, 50 anos depois, os gargalos que dificultam fazer Educação de qualidade no Brasil, em especial, aquela cujos resultados tenham repercussão positiva para a sociedade, para a coletividade, resultante de uma práxis conscientizadora e emancipadora. Partimos de um aporte teórico bibliográfico, cuja análise objetiva chamar a atenção dos profissionais da educação, para a necessidade urgente de pensar criticamente a educação do século XXI, a função das Instituições de Ensino, principalmente, o perfil de egressos que desejamos formar para atuar no contexto educacional deste 3º milênio, a partir dos pressupostos do Paradigma Crítico Progressista, uma abordagem em Freire que, na sua Pedagogia do Oprimido, introduz idéias ainda hoje atuais, pois são muitos os oprimidos e excluídos sociais e poucos os que fazem da sua palavra a sua prática.References
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2007a.
______. Pedagogia da Autonomia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2007b.
______. Educação e Mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.
______. Política e Educação. São Paulo: Cortez, 1995a.
______. A Educação na Cidade. São Paulo: Cortez, 1995b.
GADOTTI, Moacir. Histórias das Idéias Pedagógicas. São Paulo: Ática, 2005.
______. Perspectivas Atuais da Educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.
______. A Escola e o Professor: Paulo Freire e a paixão de ensinar. São Paulo: Publisher, 2007.
______. Educação e Poder. São Paulo: Cortez, 1991.
______. Escola Cidadã. São Paulo: Cortez, 1997.
HALL, Stuart. A Identidade Cultural na Pós-Modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
MANACORDA. Mario Alighiero. História da Educação: Da Antigüidade aos Nossos Dias. São Paulo: Cortez, 1996.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors retain copyright to their work, are permitted to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this may generate productive changes, as well as increasing the impact and citation of published work.
The acceptance of the text implies the authorization and exclusivity of the Revista Interinstitucional Artes de Educar regarding the right of first publication, the published works are simultaneously licensed with a Creative Commons Attribution-Non Commercial 4.0 International License