SEXUALIDADE, BRINCADEIRA E ESCOLA NO PROCESSO DE NORMALIZAÇÃO DA INFÂNCIA
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2017.29526Palavras-chave:
Brincadeira, sexualidade, masturbação, escola, infânciaResumo
Nos últimos anos, questões sobre infância, escola, sexualidade e gênero estão na mira de variadas proposições do Estado. Assim, este artigo propõe colocar em análise o processo de normalização das subjetividades na infância através da regulação da masturbação no espaço escolar. A construção da sexualidade das crianças, através de brincadeiras e regras, está atrelada a uma relação de gênero tradicional. Além disso, a masturbação é negada como um ato lúdico de prazer para a criança conhecer seu corpo, principalmente na escola. Porém, a tentativa de proibição de assuntos e práticas de construção do corpo e do prazer, mais do que reprimir, insiste em criar modos normalizados de existência. Assim, ao investigarmos relações entre sexualidade, infância e escola, propomos colocar em análise as proibições estabelecidas entre tais termos e a masturbação.
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