“EU LEIO SIM”: A FORMAÇÃO DO LEITOR A PARTIR DOS RESULTADOS DAS EXPERIÊNCIAS DO PIBID

Autores

  • Viviane Silva Santos
  • Gilce de Souza Almeida
  • Adriele de Jesus Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2015.23795

Palavras-chave:

Texto. Leitor. Leitura. PIBID

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar a contribuição das oficinas de leitura realizadas no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID –, vinculado à Universidade do Estado da Bahia, como prática de incentivo à formação do leitor. As oficinas, desenvolvidas com estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental, visaram inserir no cotidiano escolar a prática da leitura como uma prioridade no processo de aprendizagem. O desenvolvimento das oficinas demonstrou que a formação do leitor não se resume à superficialidade de sugestões textuais, antes deve contar com ações pedagógicas que promovam o contato diário do educando com diversos gêneros textuais e capacitem-no para assumir o papel de copartícipe da construção dos sentidos do texto.

Downloads

Publicado

13-07-2016

Como Citar

SANTOS, Viviane Silva; ALMEIDA, Gilce de Souza; OLIVEIRA, Adriele de Jesus. “EU LEIO SIM”: A FORMAÇÃO DO LEITOR A PARTIR DOS RESULTADOS DAS EXPERIÊNCIAS DO PIBID. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 1, n. 3, p. 528–534, 2016. DOI: 10.12957/riae.2015.23795. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/23795. Acesso em: 2 maio. 2024.