ENTRE HISTÓRIAS E NARRATIVAS DOCENTES: EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS (COM)PARTILHADAS
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2016.14255Keywords:
Residência Pedagógica, Desenvolvimento profissional, Escrita docente.Abstract
No presente texto pretendo entrecruzar minha escrita docente com as reflexões propiciadas pela Residência Pedagógica com o intuito de evidenciar e ao mesmo tempo conscientizar-me das aprendizagens construídas e (re)construídasnos encontros formativos. Destaco a importância do diálogo com outros colegas de profissão e com a própria universidade para aprofundar e compreender as questões que nos tocam e mobilizam. Entendo que o movimento de (com) partilhar questões e angústias pode possibilitar um melhor enfrentamento das problemáticas que surgemno dia a dia escolar através da partilha de práticas e tomadas de decisão.
References
ALARCÃO, Isabel. A Formação do Professor Reflexivo. In: ALARCÃO, Isabel. Professores Reflexivos em uma Escola Reflexiva. 6ª Ed. São Paulo: Cortez, 2008.
ENGERS, M. E. A. Educação continuada: uma visão multidisciplinar em diferentes tempos e espaços. In: Trajetórias e processos de ensinar e aprender: didática e formação de professores: Livro 1, Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008.
FONTOURA, H. A. Percursos de formação e experiências docentes: um estudo com egressos do curso de Pedagogia da Faculdade de Formação de Professores da UERJ. In: FONTOURA, H. A. Residência pedagógica: percursos de formação e experiências docentes na Faculdade de Formação de Professores da UERJ. Niterói: Intertexto, 2011
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 17ª. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. Disponível em: .
Acesso em 19 jul. 2014.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2002.
JOSSO, M. C. Caminhar para si. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2010.
MIZUKAMI, Maria da Graça Nicolleti et. al. Escola e aprendizagem da docência: processos de investigação e formação. São Carlos: EDUFSCar, 2002.
MONTEIRO, F. M. A. Formação continuada de professores em exercício no ensino fundamental: investigando a aprendizagem da docência. Revista Educação Pública, Cuiabá: EDdUFMT, v.15, n.28. 2006. p.59-68.
MONTEIRO, F. M. A. Narrativas: estratégias investigo-formativas para a compreensão dos processos de desenvolvimento e aprendizagem profissional da docência. In: SOUZA, E. C.; PASSEGI, M. C. (Org.) Pesquisa (Auto) biográfica: cotidiano, imaginário e memória. Natal, RN: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2008.
NÓVOA, A. A formação tem que passar por aqui: as histórias de vida no Projeto Prosalus. In: NÓVOA, A.; FINGER, M. O método (auto)biográfico e a formação. São Paulo: Paulus, 2010.
SOUZA, E. C. A arte de contar e trocar experiências: Reflexões teórico-metodológicas
sobre história de vida em formação. Revista Educação em Questão. vol. 25, n. 11, jan/abr. Natal, RN: EDUFRN, 2006, pp. 22-39.
SOUZA, E. C. Modos de narração e discursos da memória: biografização, experiências e formação. In: PASSEGI, M. C.; SOUZA, E. C. (Orgs) (Auto)Biografia: formação, territórios e saberes. Natal, RN: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2008
SOUZA, E. C. Territórios das escritas do eu: pensar a profissão narrar a vida. Revista eletrônica Educação, Porto Alegre, v.34, n.2, maio/ago. 2011. Disponível em <http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/8707>. Acesso em 10 out. 2011.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors retain copyright to their work, are permitted to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this may generate productive changes, as well as increasing the impact and citation of published work.
The acceptance of the text implies the authorization and exclusivity of the Revista Interinstitucional Artes de Educar regarding the right of first publication, the published works are simultaneously licensed with a Creative Commons Attribution-Non Commercial 4.0 International License