O Direito na Literatura

Acepções metodológicas a partir da hermenêutica crítica de Paul Ricoeur

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.12957/rfd.2025.73961

Palabras clave:

Direito, Literatura, Hermenêutica, Método, Paul Ricoeur

Resumen

O presente artigo propõe uma discussão do método Direito e Literatura como ferramenta de análise do fenômeno jurídico tendo como referencial teórico principal a teoria hermenêutica de Paul Ricoeur. Visando contribuir para uma abordagem que almeje o enriquecimento da produção do saber jurídico dentro e fora do meio acadêmico, primeiramente se defenderá a viabilidade da proposta nos seus aspectos transdisciplinares; num segundo momento, será explorado o caráter crítico da literatura e como, tal qual o direito, é fruto das relações humanas e como e elas ambos estão sujeito, ao passo que; por fim, serão posicionados a literatura e o direito dentro do processo hermenêutico ricoeuriano de modo a sintetizar o processo de compreensão dialógica crítica, sendo verificada a viabilidade da proposta e o seu valor epistemológico. Trata-se, desse modo, de pesquisa feita a partir de consulta e análise bibliográfica, cujos dados são constantemente objeto de análise qualitativa.

Biografía del autor/a

Victor Hugo de Santana Agapito, Universidade de Brasília (UnB)

Doutorando em Direito, Estado e Constituição na Universidade de Brasília (PPGD/UnB), Mestre em Direito Agrário pela Universidade Federal de Goiás (PPGDA/UFG). Membro da Rede Brasileira Direito e Literatura (RDL), professor credenciado na Escola Superior de Advocacia de Goiás (ESA/GO).

Publicado

2025-04-02

Cómo citar

Agapito, V. H. de S. (2025). O Direito na Literatura: Acepções metodológicas a partir da hermenêutica crítica de Paul Ricoeur. Revista Da Faculdade De Direito Da UERJ - RFD, (44). https://doi.org/10.12957/rfd.2025.73961