TRANSFORMAÇÕES NA AUTONOMIA PARA CONSENTIR NO CASAMENTO PELA PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
HISTORICIDADE, VULNERABILIDADE E AUTONOMIA INTERDEPENDENTE
DOI:
https://doi.org/10.12957/rfd.2024.72598Palavras-chave:
Transformações no Casamento. Deficiência Intelectual. Consentimento. Existência e Validade. Capacidade Jurídica Matrimonial.Resumo
Este artigo busca percorrer as principais transformações no instituto jurídico do casamento para a garantia da capacidade jurídica matrimonial da pessoa com diversidade intelectual. A problemática concentra-se na discussão da autonomia para consentir sobre o ato jurídico do casamento pelo sujeito que historicamente foi considerado como incapaz para celebrar negócios jurídicos existenciais. Diante disso, conclui-se que o discernimento permanece como critério balizador da existência e validade para o casamento, entretanto, não mais enquanto uma barreira impeditiva para o exercício do matrimônio pela pessoa com deficiência intelectual. Empregou-se, para tanto, o estudo de revisão bibliográfica, por intermédio da adoção do método de raciocínio analítico dedutivo, a partir de leitura doutrinária e legislativa nacional e internacional.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
oArtigos publicados na Revista da Faculdade de Direito da UERJ (RFD/UERJ)
Os Direitos autorais dos artigos publicados pertencem à Revista da Faculdade de Direito da UERJ (RFD/UERJ). É permitida a reprodução total ou parcial dos artigos desde que citada a fonte.
oReprodução parcial de outras publicações
Artigos submetidos que contiverem partes de texto extraídas de outras publicações deverão obedecer aos limites especificados para garantir originalidade do trabalho submetido. Plágio em todas as suas formas constitui comportamento antiético e é inaceitável.
Recomenda-se evitar a reprodução de tabelas e ilustrações, extraídas de outras publicações. O artigo que contiver reprodução de uma ou mais tabelas e/ou ilustrações de outras publicações só será encaminhado para análise se vier acompanhado de permissão escrita do detentor do direito autoral do trabalho original para a reprodução especificada na Revista da Faculdade de Direito da UERJ (RFD/UERJ). A permissão deve ser endereçada ao autor do trabalho submetido. Em nenhuma circunstância a Revista da Faculdade de Direito da UERJ (RFD/UERJ) e os autores dos trabalhos publicados nesta revista repassarão direitos assim obtidos.
·Os trabalhos não aceitos para a publicação serão devolvidos aos autores, se solicitado.
A Revista da Faculdade de Direito está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons 4.0, Atribuição-Sem Derivações.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou format para qualquer fim, mesmo que comercial, desde de que citada a autoria original.