ECOLOGIA DO CRIME
ESTUDO DA PREVENÇÃO DE CRIMES VIOLENTOS LETAIS E INTENCIONAIS (CVLI’S) EM TERESINA-PI (2013-2020)
DOI:
https://doi.org/10.12957/rfd.2024.68161Palavras-chave:
Espaço (físico e social), Prevenção Primária, Espaços Urbanos SegurosResumo
Neste trabalho discute-se as teorias criminológicas de prevenção ao crime correlatas à Escola de Chicago, em vista a demonstrar como o meio em que uma comunidade se insere afeta na criminalidade local, com enfoque na frente de prevenção primária. Este estudo tem como objetivo geral analisar como o espaço (físico e social) afeta os índices de criminalidade, em especial dos Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI’s), explicado pelas teorias criminológicas associadas à Escola de Chicago presentes em políticas públicas de segurança urbana no município de Teresina (PI), na região de Lagoas do Norte. Apresenta-se como objetivos específicos: realizar um balanço bibliográfico das teorias criminológicas sobre espaços urbanos seguros; descrever a dinâmica dos CVLI’s na região de Lagoas do Norte no município de Teresina (Piauí) de 2013 a 2020; investigar as ações propostas para o controle da criminalidade urbana no Programa Vila Bairro Segurança pela Prefeitura de Teresina (PI). A metodologia utilizada consiste no método indutivo, em pesquisa bibliográfica, do tipo quanti-qualitativa, e recolha de informação documental indireta, em documentos oficiais das secretarias municipais de Teresina (Piauí). As teorias criminológicas sobre espaços seguros se provaram na prática com a diminuição da criminalidade e aumento da sensação de segurança na região de Lagoas do Norte.
Palavras-chave: Espaço (físico e social). Prevenção Primária. Espaços Urbanos Seguros.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
oArtigos publicados na Revista da Faculdade de Direito da UERJ (RFD/UERJ)
Os Direitos autorais dos artigos publicados pertencem à Revista da Faculdade de Direito da UERJ (RFD/UERJ). É permitida a reprodução total ou parcial dos artigos desde que citada a fonte.
oReprodução parcial de outras publicações
Artigos submetidos que contiverem partes de texto extraídas de outras publicações deverão obedecer aos limites especificados para garantir originalidade do trabalho submetido. Plágio em todas as suas formas constitui comportamento antiético e é inaceitável.
Recomenda-se evitar a reprodução de tabelas e ilustrações, extraídas de outras publicações. O artigo que contiver reprodução de uma ou mais tabelas e/ou ilustrações de outras publicações só será encaminhado para análise se vier acompanhado de permissão escrita do detentor do direito autoral do trabalho original para a reprodução especificada na Revista da Faculdade de Direito da UERJ (RFD/UERJ). A permissão deve ser endereçada ao autor do trabalho submetido. Em nenhuma circunstância a Revista da Faculdade de Direito da UERJ (RFD/UERJ) e os autores dos trabalhos publicados nesta revista repassarão direitos assim obtidos.
·Os trabalhos não aceitos para a publicação serão devolvidos aos autores, se solicitado.
A Revista da Faculdade de Direito está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons 4.0, Atribuição-Sem Derivações.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou format para qualquer fim, mesmo que comercial, desde de que citada a autoria original.