ECOLOGIA DO CRIME

ESTUDO DA PREVENÇÃO DE CRIMES VIOLENTOS LETAIS E INTENCIONAIS (CVLI’S) EM TERESINA-PI (2013-2020)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/rfd.2024.68161

Palavras-chave:

Espaço (físico e social), Prevenção Primária, Espaços Urbanos Seguros

Resumo

Neste trabalho discute-se as teorias criminológicas de prevenção ao crime correlatas à Escola de Chicago, em vista a demonstrar como o meio em que uma comunidade se insere afeta na criminalidade local, com enfoque na frente de prevenção primária. Este estudo tem como objetivo geral analisar como o espaço (físico e social) afeta os índices de criminalidade, em especial dos Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI’s), explicado pelas teorias criminológicas associadas à Escola de Chicago presentes em políticas públicas de segurança urbana no município de Teresina (PI), na região de Lagoas do Norte. Apresenta-se como objetivos específicos: realizar um balanço bibliográfico das teorias criminológicas sobre espaços urbanos seguros; descrever a dinâmica dos CVLI’s na região de Lagoas do Norte no município de Teresina (Piauí) de 2013 a 2020; investigar as ações propostas para o controle da criminalidade urbana no Programa Vila Bairro Segurança pela Prefeitura de Teresina (PI). A metodologia utilizada consiste no método indutivo, em pesquisa bibliográfica, do tipo quanti-qualitativa, e recolha de informação documental indireta, em documentos oficiais das secretarias municipais de Teresina (Piauí). As teorias criminológicas sobre espaços seguros se provaram na prática com a diminuição da criminalidade e aumento da sensação de segurança na região de Lagoas do Norte.

Palavras-chave: Espaço (físico e social). Prevenção Primária. Espaços Urbanos Seguros.

Biografia do Autor

Giovana Pereira Pinto, FAI-Faculdade do Vale do Itapecuru

Advogada, graduada em Direito pela FAI-Faculdade do Vale do Itapecuru.

Danilo Barbosa Neves, Tribunal de Justiça do Piauí - TJ/PI

Advogado, graduado em Direito pena Universidade Estadual do Piauí. Especialista em Direito Penal e Processual Penal pela Universidade Cândido Mendes. Mestre em Antropologia pela Universidade Federal do Piauí.

Marcos Paulo Magalhães de Figueiredo, Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres (SMPM/Teresina)

Licenciado em Ciências Sociais e mestre em Antropologia pela Universidade Federal do Piauí. Doutorando em Ciências Sociais pela Unicamp.

Downloads

Publicado

2024-06-16

Como Citar

Pinto, G. P., Neves, D. B., & de Figueiredo, M. P. M. (2024). ECOLOGIA DO CRIME: ESTUDO DA PREVENÇÃO DE CRIMES VIOLENTOS LETAIS E INTENCIONAIS (CVLI’S) EM TERESINA-PI (2013-2020). Revista Da Faculdade De Direito Da UERJ - RFD, (43). https://doi.org/10.12957/rfd.2024.68161