A inclusão de pessoas com deficiência nas redes de ensino público e particular à luz do princípio da solidariedade
DOI:
https://doi.org/10.12957/rfd.2025.63021Palavras-chave:
Solidariedade, Pessoa com Deficiência, inclusão, Redes de Ensino, ADI 5.357Resumo
A presente pesquisa analisa a inclusão das pessoas com deficiência nas redes de ensino público e privado, à luz do princípio da solidariedade expresso na Constituição Federal. A pesquisa, ao final, busca responder ao seguinte questionamento: As disposições sobre o ensino público previstas no Estatuto da Pessoa com Deficiência, devem abranger as instituições da rede privada de ensino? Para tanto, o trabalho se estruturou em três capítulos. O primeiro tópico busca observar como o princípio da solidariedade se expressa no mundo jurídico; o segundo demonstra como a solidariedade é, de fato, empregada no Direito e nas decisões jurídicas; num terceiro momento é realizada a análise de como a solidariedade auxilia na inclusão de pessoas com deficiência nas redes de ensino particular e privado, com foco na análise dos efeitos da ADI 5.357 na garantia do direito a uma educação igualitária às pessoas com deficiência. Ao fim, concluiu-se pela obrigatoriedade das redes de ensino privadas em cumprir os preceitos gerais de educação, constitucionalmente previstos, sobretudo, em razão do princípio da solidariedade. O método de pesquisa abordado neste trabalho foi o dedutivo e as técnicas empregadas foram a pesquisa bibliográfica e legislativa.
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