Questão social e pandemia da Covid-19: expressões sobre a educação pública brasileira

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.12957/rep.2024.86527

Palabras clave:

questão social, pandemia, educação pública

Resumen

O presente artigo tem como objetivo analisar as expressões da questão social durante a pandemia da Covid-19 sobre a educação pública no Brasil. Baseada no método materialista histórico-dialético, a pesquisa tem caráter quanti-qualitativo, é classificada como exploratória e, no seu percurso metodológico, utiliza-se da revisão bibliográfica. Foram analisados, entre os anos de 2020 e 2022, em anais de eventos e em determinadas revistas com publicações na área de Serviço Social, trabalhos e artigos que tratavam das relações entre pandemia e educação pública brasileira. Os resultados apontaram 27 produções, que correspondiam aos critérios de inclusão e de exclusão definidos na pesquisa. Conclui-se que assimetrias sociais, que não eram novas, como o racismo, o desemprego e a fome, refletiram em desigualdades socioeducacionais, que foram exponenciadas durante a pandemia, como parte das crises estruturais do capital.

Biografía del autor/a

Lilian Angélica da Silva Souza, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. E-mail: l.souza@ess.ufrj.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-2743-9107.

Amabele Rodrigues Freire Montavoni Pereira, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. E-mail: amabelemontavoni@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0009-0000-2103-2480.

Luiza Guimarães Oliveira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. E-mail: luizaguimaraesoliveira98@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0009-0009-0201-3749.

Publicado

2024-09-24

Cómo citar

da Silva Souza, L. A., Rodrigues Freire Montavoni Pereira, A., & Guimarães Oliveira, L. (2024). Questão social e pandemia da Covid-19: expressões sobre a educação pública brasileira. Revista Em Pauta: Teoria Social E Realidade contemporânea, 22(56). https://doi.org/10.12957/rep.2024.86527

Número

Sección

Artigos - Dossiê Temático | Articles - Thematic Dossier