Homenagem de vida: Francisco de Oliveira, a coragem da crítica radical

Autores/as

  • Cibele Saliba Rizek Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.12957/rep.2013.7568

Resumen

Quantos alunos, mestres e doutores formados sob a orientação de Francisco de Oliveira, Chico como o chamamos, quantos de seus leitores gostariam de homenageá-lo, quantos gostariam de estar no meu lugar! Sem dúvida o porte de sua intransigência crítica, sua capacidade de ler sob a opacidade das aparências a espessura dos processos sociais e políticos é sempre um apelo ao pensamento e serviu de guia e cifra para gerações de cientistas sociais. Seus textos tiveram assim um comprometimento imprescindível com o momento em que foram escritos e com a formação de quem quer que se dispusesse a entender o Brasil.

Biografía del autor/a

Cibele Saliba Rizek, Universidade de São Paulo (USP)

Cientista social, livre docente pela Universidade de São Paulo, professora do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Escola de Engenharia de São Carlos e pesquisadora do Centro de Estudos dos Direitos da Cidadania (CEDIC) – ambos da Universidade de São Paulo.

Publicado

2013-09-30

Cómo citar

Rizek, C. S. (2013). Homenagem de vida: Francisco de Oliveira, a coragem da crítica radical. Revista Em Pauta: Teoria Social E Realidade contemporânea, 11(31). https://doi.org/10.12957/rep.2013.7568

Número

Sección

Crise e Desenvolvimento