Diversidade humana, relações sociais de gênero e luta de classes: emancipação para além da cultura

Autores/as

  • Marlise Vinagre Silva

DOI:

https://doi.org/10.12957/rep.2011.2933

Resumen

  Este artigo analisa de forma crítica o uso de abordagens culturalistas sobre diversidade de gênero e diversidade sexual, apontando seu limite, tendo em vista a defesa da construção de uma nova ordem social que supere o ca-pitalismo. Defende a articulação do debate sobre a diversidade como elemento constitutivo da singularidade/originalidade dos sujeitos reais e da uni-versalidade do gênero humano, a partir da defesa da perspectiva marxista de totalidade. Finalmente, propõe a unidade estratégica das lutas específicas em torno da diversidade de gênero e da diversidade sexual com as lutas de classe, na direção da emancipação humana.

Biografía del autor/a

Marlise Vinagre Silva

Assistente social, doutora em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e Professora Associada da Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ESS/UFRJ)

Publicado

2012-04-03

Cómo citar

Silva, M. V. (2012). Diversidade humana, relações sociais de gênero e luta de classes: emancipação para além da cultura. Revista Em Pauta: Teoria Social E Realidade contemporânea, (28), 51–64. https://doi.org/10.12957/rep.2011.2933

Número

Sección

Diversidade Sexual e de Gênero