Assistência estudantil e acesso à educação superior: um estudo na UECE
DOI:
https://doi.org/10.12957/rep.2019.45213Abstract
Este artigo analisa a assistência estudantil na Universidade Estadual do Ceará (UECE) como instrumento de viabilização do acesso ao ensino superior, a partir de pesquisa realizada com estudantes do Curso de Serviço Social. Fundamentada no materialismo histórico-dialético, a pesquisa utilizou estudos bibliográfico, documental e de campo, em que se realizaram entrevistas e observação da realidade dos interlocutores. Considerando que o acesso à educação superior envolve o ingresso, a permanência e a qualidade da formação, conclui-se que a assistência estudantil na UECE ainda é incipiente, contando com reduzida equipe profissional e ações que não atendem à totalidade dos estudantes e de suas demandas, como o Programa de Bolsas de Estudos e Permanência Universitária (PBEPU), embora contribuam para reduzir a evasão entre os beneficiados. Assim, faz-se necessário articular os benefícios pecuniários a outras ações de assistência estudantil, compreendendo diferentes aspectos que interferem na permanência dos estudantes até a conclusão de seus cursos.
Palavras-Chave: educação superior; acesso; assistência estudantil; Serviço Social.
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