Entre o "Século das Crianças" e a delinquência juvenil. Menores como problema no Uruguai
DOI:
https://doi.org/10.12957/rep.2025.94194Palavras-chave:
Uruguai, passado, infância, delinquência, periculosidadeResumo
Este artigo tem como objetivo discutir a existência de um passado idealizado no Uruguai como recurso para justificar a necessidade de penas mais severas. Especificamente, a modificação do tratamento penal de crianças, centrada na redução da maioridade penal, cujos proponentes, em 2014, apontaram para um conjunto de fenômenos criminais apresentados como inéditos. A imprecisão das referências históricas permite identificar um momento chave no tratamento de crianças no início do século passado. Identificado como O Século das Crianças pelos reformadores da época, eles também o reconheceram como um período de mudança e, concomitantemente, das características da criminalidade. Por meio da análise da imprensa, fica evidente a preocupação com o aumento da criminalidade. Os alarmes são acompanhados por referências a novos tipos de crimes nos quais a participação da primeira infância está inevitavelmente presente. Consequentemente, longe da idealização, desmistifica-se a imagem de um Uruguai sem crime que serve de argumento para modificações legais que visam a uma escalada punitiva.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Em Pauta: teoria social e realidade contemporânea pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Em Pauta, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A Revista Em Pauta: Teoria Social e Realidade Contemporânea está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
A Revista Em Pauta está cadastrada no Diretório de Políticas de Acesso Aberto das Revistas Científicas Brasileiras (DIADORIM), com selo Verde.