Trabalho precoce nas redes sociais e a desproteção a infância
DOI:
https://doi.org/10.12957/rep.2025.94175Palavras-chave:
Trabalho precoce, Redes Sociais, Direitos Humanos de Crianças e AdolescentesResumo
Aliado ao expansivo desenvolvimento das tecnologias, percebemos o crescimento de influenciadores digitais mirins que compartilham diariamente suas vidas nas redes sociais. Partindo desse pressuposto, este artigo de natureza qualitativa, baseado em revisão bibliográfica, discute como se materializa o trabalho precoce de influenciadores digitais no Instagram, compreendendo-o como uma forma de desproteção à infância. Ao adentrar o ambiente virtual, esses sujeitos se deparam com diversas problemáticas, entre elas a superexposição, a violação da privacidade, a desproteção da imagem, a imposição de rotinas de trabalho e a omissão do Estado diante dessa nova expressão do trabalho precoce. Embora existam limitações legais, estas são frequentemente burladas, favorecendo a manutenção da lógica capitalista e a intensificação de abusos contra os direitos fundamentais de crianças e adolescentes nas plataformas digitais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Em Pauta: teoria social e realidade contemporânea pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Em Pauta, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A Revista Em Pauta: Teoria Social e Realidade Contemporânea está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
A Revista Em Pauta está cadastrada no Diretório de Políticas de Acesso Aberto das Revistas Científicas Brasileiras (DIADORIM), com selo Verde.