O paradoxo entre a doutrina protetiva e o neoconservadorismo punitivo na socioeducação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/rep.2025.94157

Palavras-chave:

medidas socioeducativas, marginalização, conservadorismo

Resumo

Este estudo analisa as influências do conservadorismo no sistema de medidas socioeducativas no Brasil. A pesquisa, de abordagem qualitativa, baseou-se em pesquisa bibliográfica, documental e revisão sistemática de literatura realizada no Portal de Periódicos Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). A partir da análise de conteúdo, estruturada em quatro eixos de reflexão, evidenciou que persiste a lógica punitiva e moralizante, influenciada por valores conservadores como religiosidade. Essa abordagem é influenciada por valores conservadores, como religiosidade, família e costumes, os quais reforçam a marginalização e a culpabilização de adolescentes em conflito com a lei, bem como de suas famílias, negligenciando as desigualdades estruturais que os afetam. Apesar de avanços no campo legal, como o Estatuto da Criança e do Adolescente (Eca), predominam abordagens punitivas e assistencialistas em detrimento de práticas pedagógicas, fragilizando os objetivos de reintegração do sistema socioeducativo.

 

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Publicado

30-09-2025

Como Citar

Corilazo, M. F., & Bernardo, K. A. S. (2025). O paradoxo entre a doutrina protetiva e o neoconservadorismo punitivo na socioeducação. Revista Em Pauta: Teoria Social E Realidade contemporânea, 23(60). https://doi.org/10.12957/rep.2025.94157

Edição

Seção

Artigos - Dossiê Temático | Articles - Thematic Dossier