A formação profissional de assistentes sociais em Portugal pós-Bolonha (2024)
DOI:
https://doi.org/10.12957/rep.2025.91727Palavras-chave:
Portugal, formação profissional, Serviço Social, Processo de BolonhaResumo
Este texto tem por objetivo expor alguns aspectos sobre a formação profissional dos assistentes sociais em Portugal na atualidade (2024), tendo como percurso metodológico e referência o processo de Bolonha e a pesquisa documental nos Planos de Estudos das 17 licenciaturas de Serviço Social no país. Compreendemos que a formação sócio-histórica portuguesa assenta como base para o desenvolvimento da profissão no país. Neste sentido, este artigo expõe aspectos desta formação, com destaque para os processos iniciados na orientação de Portugal para a Europa, com a sua adesão à Comunidade Europeia e ao Processo de Bolonha. O “ideário de harmonização” e a busca de padronização do ensino superior na formação em Serviço Social pós-Bolonha implica em limitações face às perspectivas de consolidar uma formação profissional crítica.
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