A formação de professores reflexivos na perspectiva de John Dewey
DOI:
https://doi.org/10.12957/rep.2025.89048Palavras-chave:
John Dewey, filosofia da educação, formação de professores, professores reflexivosResumo
O objetivo deste estudo é analisar a filosofia de John Dewey na formação e desenvolvimento de professores reflexivos possibilitando experiências de aprendizagem de forma transformadora e democrática, estimulando o aluno a pensar criticamente. John Dewey é considerado um dos mais significantes filósofos da educação e um dos fundadores do pragmatismo, como abordagem filosófica. Suas ideias progressistas influenciaram nos processos de ensino-aprendizagem, na formação de professores e nos sistemas educacionais em diversos países. Contudo, sua teoria ainda é pouco entendida e não devidamente aplicada na educação atual. Este artigo de natureza qualitativa, de cunho teórico e exploratório, apresenta uma contextualização da teoria de Dewey, direcionada à formação de professores reflexivos. O estudo destaca que a democracia para Dewey é o indispensável ético na educação e fazer docente, e que a educação progressista e os conceitos de pragmatismo e experiência se desvelam fundamentais no processo formativo docente de perspectiva reflexiva.
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