Questão social e pandemia da Covid-19: expressões sobre a educação pública brasileira
DOI:
https://doi.org/10.12957/rep.2024.86527Palavras-chave:
questão social, pandemia, educação públicaResumo
O presente artigo tem como objetivo analisar as expressões da questão social durante a pandemia da Covid-19 sobre a educação pública no Brasil. Baseada no método materialista histórico-dialético, a pesquisa tem caráter quanti-qualitativo, é classificada como exploratória e, no seu percurso metodológico, utiliza-se da revisão bibliográfica. Foram analisados, entre os anos de 2020 e 2022, em anais de eventos e em determinadas revistas com publicações na área de Serviço Social, trabalhos e artigos que tratavam das relações entre pandemia e educação pública brasileira. Os resultados apontaram 27 produções, que correspondiam aos critérios de inclusão e de exclusão definidos na pesquisa. Conclui-se que assimetrias sociais, que não eram novas, como o racismo, o desemprego e a fome, refletiram em desigualdades socioeducacionais, que foram exponenciadas durante a pandemia, como parte das crises estruturais do capital.
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