Mobilidade humana em face às mudanças climáticas
a urgência na criação de um instituto jurídico aos deslocados climático-ambientais
Palabras clave:
Desaparecimento forçado, Eventos extremos, Mudanças climáticasResumen
https://doi.org/10.1590/2179-8966/2025/90249
Analisa-se os deslocamentos forçados por desastres climáticos, com foco na crise humanitária gerada pelos fenômenos extremos, tendo como questão central: de que maneira o direito internacional e nacional aborda os deslocamentos forçados causados por desastres climáticos, diante do aumento dos fenômenos extremos e da migração forçada, e até que ponto as atuais medidas de tutela são adequadas para atender as necessidades desses migrantes? Além disso, esses deslocados podem ser tratados como refugiados, como comumente ocorre, ou há a necessidade de um tratamento jurídico distinto? A pesquisa foi dividida em duas etapas: a primeira explora as crises em curso, com foco no aumento dos extremos climáticos e deslocamentos decorrentes; e, a segunda, os desafios à conceituação e proteção dos deslocados. Adotou-se a teoria de base sistêmico-complexa, abordagem hipotético-dedutiva e quantitativa, procedimento descritivo e exploratório e técnicas bibliográfica e análise de dados. Conclui-se que as leis são insuficientes e o instituto dos refugiados não pode ser aplicado de forma análoga.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Katiele Daiana da Silva Rehbein, Felipe Dalenogare Alves (Autor/a)

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Los textos son de exclusiva responsabilidad de sus autores.
Se permite la reproducción total o parcial de los artículos de la Revista Derecho y Práxis, siempre que citada la fuente.
Este trabajo está licenciado bajo una Licencia Creative Commons 4.0, Asignación-Sin Derivaciones.
Esta licencia permite copiar y redistribuir el material en cualquier soporte o formato para cualquier fin, aunque sea comercial, desde que citada la autoría original.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.