Teorias contemporâneas da expropriação

origens, expropriação da natureza e novas perspectivas da anexação capitalista

Autores

Palavras-chave:

Expropriação, Incorporação, Relação interior-exterior

Resumo

Este artigo examina as teorias contemporâneas da expropriação (Landnahme), interpretando as crises sociais e socioecológicas atuais como manifestações de uma crise sistêmica mais profunda, inerente ao modo de produção capitalista. Central para a análise é a “relação interior-exterior”: enquanto a expropriação extrai recursos de um “exterior” para dentro da esfera econômica oficial, sua dinâmica complementar de externalização garante que certos recursos permaneçam disponíveis além dos limites oficiais do capitalismo. Revisitando os fundamentos teóricos estabelecidos por Marx e Luxemburgo, o artigo traça o desenvolvimento das teorias da expropriação desde os anos 1980, incluindo contribuições feministas. São destacados debates recentes em língua alemã, como  valorização (Inwertsetzung) (Altvater & Mahnkopf, Görg), extrativismo pós-fóssil (Tittor), expropriação verde (Backhouse) e incorporação (Einverleibung)  (Saave). O artigo esclarece os fundamentos conceituais da expropriação e demonstra como a acumulação capitalista depende fundamentalmente da expropriação de partes externalizadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lorenzo Bicca Estivallet, Instituto de Estudos Sociais e Políticos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutorando em Sociologia pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP-UERJ). Mestre em Filosofia Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGFil-UFRGS). Bacharel em Direito pela mesma universidade. Participa do Núcleo de Estudos em Teoria Social e América Latina (NETSAL), vinculado ao IESP-UERJ. Atua na área de teoria social, principalmente nos seguintes temas: teoria crítica, estudos urbanos e transformação socioecológica.

Anna Saave , Universidade de Freiburg

Ingressou na Universidade de Leuphana. Concluiu seu doutorado na  Universidade Friedrich-Schiller de Jena (2020). Foi pesquisadora de pós-doutorado na Universidade Humboldt de Berlin e na Universidade Friedrich-Schiller de Jena, além de pesquisadora visitante na Universidade do Estado de Oregon. Atualmente, é Akademische Rätin e pesquisadora de pós-doutorado na Chair of Environmental Planning and Transformation do Institute of Environmental Social Sciences and Geography da Universidade de Freiburg. Seus interesses de pesquisa incluem sustentabilidade, bioeconomia, economia política das florestas, cuidado, reprodução social, metabolismo sociedade-natureza, transformações socioecológicas e ecofeminismo.

Downloads

Publicado

2025-09-04

Como Citar

Bicca Estivallet, L., & Saave , A. (2025). Teorias contemporâneas da expropriação: origens, expropriação da natureza e novas perspectivas da anexação capitalista. Revista Direito E Práxis, 16(3), 1–33. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistaceaju/article/view/91089

Artigos Semelhantes

<< < 15 16 17 18 19 20 21 22 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.